Nupemec inicia capacitação em cidades do Sertão nesta terça-feira (28)
Durante dois dias, terça e quarta-feira (28 e 29 de maio) o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça da Paraíba estará capacitando pessoas interessadas nos métodos de solução de conflitos, nas cidades de Sousa e Cajazeiras, Sertão do Estado, abrangendo as cidades de Catolé do Rocha, São João do Rio do Peixe e Brejo do Cruz. A formação acontecerá por meio do Curso de Prática Autocompositiva. A atividade faz parte do cronograma de treinamento de conciliadores organizado pelo Núcleo.
As aulas serão aplicadas pelos diretores adjuntos do Nupemec, Bruno Azevedo, Fábio Leandro e Antônio Carneiro. O curso tem como público-alvo juízes, advogados, graduados e estudantes em Direito, psicólogos, assistentes sociais, médicos, empresários, gestores, profissionais de Recursos Humanos, educadores, além de outros profissionais de qualquer área que tenham interesse em conciliar e mediar conflitos.
Segundo explicou o diretor adjunto, juiz Bruno Azevedo, o Nupemec vem realizando formação continuada, que tem como objetivo expandir e consolidar a cultura autocompositiva. "Iremos abordar os métodos de solução de conflitos: negociação, conciliação, mediação e arbitragem, visando capacitar o participante a distinguir, corretamente, estes institutos, identificando a forma correta de sua utilização para a promoção da pacificação social", justificou.
A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campus de Sousa, e a Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Cajazeiras são parceiros do TJPB nessa iniciativa. Além de voluntários, o curso também é voltado para os conciliadores que atuam nos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs) da região.
Por Lila Santos



