Parceria garante visita de 26 acolhidos para passeio na sede do Corpo de Bombeiros
Uma parceria entre a Vara da Infância e Juventude da Comarca de Campina Grande, Prefeitura Municipal de Campina Grande, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba e Grupamento Tático Aéreo da Secretaria da Segurança e da Defesa Social proporcionou a 26 crianças e adolescentes, que vivem em acolhimento nas instituições da cidade, a experiência de conhecer de perto a sede e o funcionamento da corporação. O passeio especial aconteceu na sexta-feira (26).
Na ocasião, conheceram vários equipamentos que fazem parte da rotina de trabalho do Corpo de Bombeiros e do Grupamento Tático Aéreo, como o helicóptero Acauã, utilizado em ocorrências de grande porte, que envolvam policiamento aéreo, salvamento aquático, resgate de vítimas e combate a incêndios. Além disso, viram de perto a Auto Escada Plataforma Aérea do Corpo de Bombeiros, mais conhecida como Viatura “Magirus”, que faz socorros em estruturas verticais e alcança uma altura de 110 metros, o equivalente a um prédio de 34 andares.
Os magistrados da Infância e Juventude de Campina, Perilo Lucena e Hugo Zaher acompanharam o passeio, bem como, o secretário de Assistência Social, Valker Neves, e os coordenadores das Unidades de Acolhimento da Semas. Todos foram convidados a subir no equipamento 'Magirus' e conferir na prática a funcionalidade da viatura, acompanhados de perto pelos instrutores, e a uma altura média de 10 a 15 metros, utilizando os equipamentos de proteção. Todos se revezaram para vivenciar na prática, uma ação, que já faz parte da rotina do Corpo de Bombeiros.
Além da aventura da experiência prática dos equipamentos do CB, houve, também, a participação especial da cadela “Fúria”, de 1 ano e 8 meses, treinada para busca de pessoas desaparecidas e outros tipos de trabalhos. Há mais de 1 ano no Batalhão, a cadela já participou de várias ocorrências, contribuindo sobremaneira com o trabalho da corporação.
O magistrado Hugo Zaher ressaltou ter sido uma oportunidade muito importante, para que os acolhidos possam conhecer de perto os relevantes serviços das forças de segurança e como funcionam os equipamentos. “Uma parceria que permite, sobretudo, fortalecer esse direito fundamental e essa convivência comunitária das crianças e adolescentes atendidos pelas unidades da Semas”, pontuou.
O juiz Perilo Lucena salientou que a Infância e Juventude busca, com ações desta natureza, proporcionar experiências que podem se transformar em sonhos. O magistrado enfatizou, igualmente, que durante o evento, foi possível perceber que cada criança e adolescente se identificou com algumas das atividades, seja conhecendo o trabalho do GTA, da equipe de resgate e combate a incêndio ou dos responsáveis pelos cães farejadores.
“Por outro lado, também os Policiais e Bombeiros conheceram o trabalho desenvolvido pela Semas, através das Casas da Esperança no acolhimento institucional. Muitos deles aproveitaram esse momento tanto quanto as crianças, dizendo que a interação com a sociedade é muito importante, trazendo novos significados às suas missões”, realçou o juiz Perilo Lucena.
Já o secretário Valker Neves enfatizou ser um momento ímpar para as crianças e adolescentes atendidas pela Semas. “Estamos radiantes e agradecidos ao Corpo de Bombeiros por proporcionar esses momentos tão especiais para as nossas crianças, pela gentileza e pela atenção. Ver a alegria e o sorriso estampado no rostinho delas, é um grande presente”, destacou.
“Montamos uma estrutura para receber os nossos convidados, com direito ao passeio dentro do Batalhão na viatura de combate à incêndio, com sirene ligada, helicóptero, viatura “Magirus”, atividade do canil e também estamos disponibilizando cortesia em parceria com o circo Irmãos Soares, instalado no Parque do Povo. Estamos dando continuidade a um trabalho social que já desenvolvemos ao longo do ano, inclusive nas casas de acolhimento, culminando com esse momento aqui no Batalhão”, ressaltou o coronel Jean Benicio, comandante do 2º BBM, responsável pelas orientações, durante o passeio.
Uma das crianças, de 13 anos, atendida na Casa da Esperança 2, destacou ser um momento especial. “Nunca imaginei que pudesse ter essa oportunidade. Gostei de tudo que vi, inclusive do helicóptero Acauã e da viatura “Magirus”, comentou.
Por Lila Santos com informações da Codecom





