Saúde Bucal: palestra tratará sobre prevenção e fatores de risco do câncer de boca
A Diretoria de Gestão de Pessoa do Tribunal de Justiça da Paraíba, por meio da Gerência de Qualidade de Vida (Gevid), em parceria com a Uniodonto, está promovendo uma palestra para alertar magistrados(as), servidores(as) e colaboradores(ras) sobre a importância da ‘Saúde Bucal’, prevenção e identificação precoce dos fatores de risco e sintomatologia inicial.
O evento acontecerá no próximo dia 17 de setembro, às 10h, no Fórum Cível da Comarca de João Pessoa (sala de reunião, 3º andar), e será ministrado pela professora doutora em Odontologia, Daliana Queiroga.
O câncer da boca e orofaringe é um tumor maligno que afeta os lábios e as estruturas da boca, como gengivas, bochechas, céu da boca (palato), língua (principalmente as bordas) e a região embaixo da língua (assoalho da boca).
Segundo explicou a gerente da Gevid, Valéria Beltrão, o câncer de boca, tipo mais comum de câncer de cabeça e pescoço, é tratável e curável quando detectado precocemente. No entanto, o diagnóstico tardio é comum, resultando em maior probabilidade de óbito ou, em casos de cura, em tratamentos mutiladores.
“O objetivo desta palestra é apresentar estratégias para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de boca, com foco na importância da identificação dos seus fatores de risco e da sintomatologia inicial. Além de enfatizar a relevância da higiene bucal para a saúde oral e geral do paciente”, justificou Valéria Beltrão.
Ela enfatizou, ainda, ser possível prevenir e diagnosticar precocemente o câncer bucal por meio da identificação e eliminação dos fatores de risco, assim como da detecção precoce dos sinais e sintomas da doença.
Sobre a palestrante - Daliana Queiroga é professora Associada de Estomatologia da e colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Universidade Estadual da (UEPB); professora da International Academy of Lasers in Dentistry (IALD); coordenadora da Habilitação em Laserterapia na Odontologia - LLOC; doutora em Estomatologia (UFPB/UFBA); mestra em Diagnóstico Bucal (UFPB), dentre outras qualificações.
Prevenção - O Instituto Nacional de Câncer - INCA alerta que o câncer de boca é o quinto tumor mais frequente em homens no Brasil. A maioria dos casos é diagnosticada em estágios avançados.
O tabaco e o álcool são os principais fatores de risco para o câncer de boca e orofaringe. Outros fatores como a dieta pobre em frutas e vegetais, a infecção pelo vírus HPV e a exposição dos lábios ao sol sem proteção também aumentam o risco de câncer de boca e orofaringe.
Por Lila Santos





