Conteúdo Principal
Publicado em: 21/06/2023 - 15h38 Atualizado em: 21/06/2023 - 15h44 Tags: Sustentabilidade, Sustentabilidade, Lixo Eletrônico

Sustentabilidade: TJPB instala pontos de descarte eletrônico nas unidades dos Fóruns Cível e Criminal

Coletor instalado no Fórum criminal
Coletores de lixo eletrônico instalados no Fórum Criminal

Os fóruns cível e criminal da Comarca da Capital aderiram à campanha de ações sustentáveis realizada neste mês pelo Tribunal de Justiça da Paraíba. Nos dois locais foram instalados, nesta quarta-feira (21), espaços para o descarte de pilhas, celulares e baterias. A iniciativa é do Núcleo de Gestão Socioambiental (NGSA), que é coordenado por Renata Grigório, e da gerência de Apoio Operacional, que tem como responsável Liana Urquiza. O Núcleo faz parte da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável do TJPB, coordenada pela juíza Lua Mariz Maia.

Segundo informações de Renata Grigório, do NGSA, a ação faz parte de um projeto-piloto e, integra as diversas atividades, que foram realizadas na Semana do Meio Ambiente, comemorada neste mês de junho. “A importância dessa ação é conscientizar servidores(as) e usuários(as) do poder judiciário para o correto descarte dos materiais eletrônicos”, enfatizou a coordenadora.

Fórum Cível também já tem coletores
Fórum Cível também já tem coletores

A sede do Tribunal de Justiça foi a primeira a implantar os pontos de descarte. A intenção é que a iniciativa se replique em breve para as demais comarcas do Estado. Para isso, ações que visam alertar sobre a importância da conscientização do recolhimento de forma adequada do lixo eletrônico, aconteceram durante todo o mês de junho.

Resíduos Eletroeletrônicos – O descarte impróprio de materiais eletrônicos apresenta riscos ambientais e à saúde, pois em sua composição são identificadas substâncias tóxicas incluindo chumbo, mercúrio e níquel. Para solucionar o problema foi instituído o Decreto nº 10.240/2020, que estabelece normas para a implementação de sistema de logística reversa obrigatória de produtos eletroeletrônicos e, consiste em mecanismos para coleta, transporte e destinação final adequada.

Por Maria Luiza Bittencourt (estagiária)

 

GECOM - Gerência de Comunicação