Tribunal de Justiça da Paraíba

Desembargador Ricardo Porto participa de evento na AL em homenagem a Epitácio Pessoa

O vice-presidente do Tribunal de Justiça, desembargador José Ricardo Porto, participou, na manhã desta terça-feira (16), de mais uma solenidade em comemoração ao Sesquicentenário do ex-presidente da República, Epitácio Pessoa. A sessão solene foi promovida pela Assembleia legislativa, juntamente com o Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, que são parceiros do TJPB nas comemorações dos 150 anos de nascimento do ex-presidente. .

A sessão ocorreu no auditório do Centro Cultural Ariano Suassuna, localizado não lado do prédio-sede do Tribunal de Contas.

Ao falar sobre a solenidade, o vice-presidente Ricardo Porto afirmou que a Paraíba é indiscutivelmente devedora de homenagens a Epitácio Pessoa. “Essas homenagens que estão sendo realizadas em razão do seu sesquicentenário, são uma forma de resgatar o presente para o passado. Notadamente para que as novas gerações da Paraíba e do Brasil possam conhecer a história, o perfil, e a conduta retilínea do político, magistrado e legislador, que foi Epitácio Pessoa”, declarou.

O desembargador ressaltou que as homenagens ao ex-presidentes são oportunas, como forma de manter viva a memória de grandes nomes da política local e nacional. “Pois, o Brasil, cada dia, terá conhecimento do homem maior da Paraíba, Epitácio Pessoa”, finalizou.

Para o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adriano Galdino, a homenagem feita feita a Epitácio buscou resgatar a história e reconhecer aqueles que fizeram a diferença, no campo da política, da cultura e da Justiça.

“Nós precisamos resgatar a historia da Paraíba e dos brasileiros com muita força. Epitácio com toda certeza é o maior de todos os paraibanos, pela sua grandeza nos conhecimentos jurídicos e sua progressão como politico. Epitácio realmente mostra à Paraíba e ao Brasil, uma maneira diferenciada de fazer politica”, afirmou Adriano Galdino.

Já o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Arthur Cunha Lima, falou da parceira com os demais órgãos que estão comemorando os 150 anos de nascimento de Epitácio.

“É uma forma de interação. É um reconhecimento de todos os poderes constituídos no Estado à figura de Epitácio. A Assembleia traz para nosso prazer e deleite a sua sessão com a sua homenagem, assim como já foi feito pelo Tribunal de Justiça, e como nós também já fizemos. E que até o final do ano iremos realizar ainda uma série de homenagens a esse grande paraibano”, comentou.

Para o sobrinho trineto do ex-presidente Epitácio, Marcílio Toscano Franca Filho, os eventos de comemoração “são um esforço conjunto da Paraíba e das instituições paraibanas, os diversos tribunais, e órgãos públicos de homenagear a figura desse paraibano que, talvez, tenha sido o mais ilustre dos paraibanos”.

Marcílio Toscano falou, também, sobre os outros eventos realizados. “Já houve cerimônias do Tribunal de Justiça, no Tribunal de Contas, e, agora, a Assembleia vem prestar essa homenagem em sessão solene, referendando esse papel fundamental e importantíssimo que tem Epitácio Pessoa na história politica, jurídica, paraibana e brasileira”, arrematou.
Por Laíse Santos (estagiária)