Tribunal de Justiça da Paraíba

Nos 124 anos, TJPB ganha espaço de cultura e resgate da história do Judiciário

Os 124 anos do Tribunal de Justiça da Paraíba foram comemorados na tarde deste 15 de outubro, numa solenidade que inaugurou o Memorial do Poder Judiciário estadual “Desembargador Heráclito Cavalcanti Carneiro Monteiro”.

No Palácio da Justiça, situado na Praça João Pessoa, é possível visitar o Memorial, que conta a história do TJPB através do mobiliário e dos espaços onde funcionaram setores do Tribunal ao longo do século passado, como Salão Nobre, salas da Presidência e do Pleno, e em documentos. O Memorial inclui, ainda, o Museu e Cripta de Epitácio Pessoa.

Também fez parte do evento o lançamento de Museu Virtual e duas obras: “João Suassuna – um magistrado que governou a Paraíba”, livro de autoria do presidente da Corte, desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, em parceria com o jornalista José Nunes; e “Heráclito Cavalcanti Carneiro Monteiro – um homem dedicado à Justiça”, também de autoria do desembargador Cavalcanti.

O presidente esclareceu que João Suassuna governou o Estado na década de 20 e foi juiz nas comarcas de Umbuzeiro e Campina Grande, tendo ingressado depois na política. Já em relação ao desembargador Heráclito, Cavalcanti revelou que foi um importante personagem da Revolução de 30, tendo se exilado em Portugal, além de também ter sido desembargador.

“No aniversário do Tribunal, estamos enaltecendo duas grandes figuras, que fizeram história na magistratura, com o próprio Tribunal, e na Política”, disse o presidente Cavalcanti.

O bisneto do governador João Suassuna e neto do escritor, Ariano Suassuna, João Urbano Bezerra Suassuna, agradeceu em nome da família pelas homenagens. “Nesta data simbólica, de aniversário do TJPB, meu bisavô João Urbano – cujo nome tenho a alegria e a responsabilidade de carregar – é homenageado. É um motivo de honra e alegria”, afirmou.

Além de lembrar figuras que fizeram parte do passado do TJPB, o evento também trouxe uma homenagem ao servidor Alyson Souto Diniz Vilela, que recebeu medalha e diploma do mérito judiciário, pelos serviços prestados na Gerência de Eventos e Cerimonial do Tribunal. A comenda foi criada em 1980 e é concedida a pessoas que tenham prestado relevantes serviços à Justiça.

“Foi uma surpresa para mim. Eu trabalho no setor responsável pela preparação das homenagens e medalhas. E nunca imaginei que, um dia, uma delas viria para mim. Sinto-me honrado, por me acharem digno desta homenagem e, sobretudo, por trabalhar com uma equipe que busca fazer as coisas sempre bem feitas”, disse o servidor homenageado.

Para a presidente da Comissão de Cultura e Memória do Poder Judiciário do Estado, desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti, os 124 anos do TJPB foram celebrados com elementos importantes para a instituição. “Neste momento fazemos uma mesclagem de história, cultura e vida. Assim é que se forma o Judiciário paraibano”, ressaltou. A cerimônia foi encerrada com visita ao Memorial.

Por Gabriela Parente