Museu do Poder Judiciário recebe mais de 1 mil visitantes em 2025
Intitulado “Conheça o Palácio da Justiça”, o projeto no Museu do Poder Judiciário, que iniciou suas atividades em agosto de 2024, recebeu cerca de 1.036 visitantes durante o ano de 2025, entre estudantes, professores e pesquisadores.
O Museu é órgão integrante da Comissão de Cultura e Memória do Tribunal de Justiça, presidida pelo desembargador Onaldo Rocha de Queiroga, tem como objetivo aproximar o cidadão paraibano do poder judiciário, promovendo o diálogo entre a história e o aspecto jurídico no estado.
Assim, o espaço, que dispõe da contribuição dos servidores Patrício Fontes, Marcos Alcântara e Clarice Santana, busca também auxiliar pesquisadores no acesso aos documentos históricos sob custódia do Museu para produção de atividades acadêmicas.
As ações promovidas inerentes ao museu, tais como visitas e pesquisas, contam com o apoio da gestão do presidente do TJPB, desembargador Fred Coutinho, que acompanha de perto a realização dos projetos.
Em sua composição, o museu reúne, ao todo, cinco espaços abertos para visitação, sendo, respectivamente, a Sala de exposição do Hall Térreo, com exposição de alguns itens de documentação histórica; o Hall Superior do Palácio, com a representação de uma sala de audiência e um gabinete do juiz, além de telas do artista paraibano Flávio Tavares; Sala de Sessões do Pleno Histórico do Tribunal; Salão Nobre; e Cripta de Epitácio Pessoa.
Visitas - As visitas monitoradas acontecem às sextas-feiras, a partir das 9h, conforme agendamento prévio. Os horários marcados podem ser feitos através dos canais de comunicação: whatsapp (83) 98657-7058, e-mail [email protected] e instagram @museutjpb.
Por Gabriel Lacerda (estagiário)




