Conteúdo Principal
Publicado em: 31/10/2025 - 13h49 Atualizado em: 31/10/2025 - 13h51 Tags: Ela por Elas, Pocinhos

Pocinhos recebe ‘Elas por Elas’ e se transforma em sinônimo de equidade de gênero

Foto do evento em Pocinhos
Fred deu as boas-vindas às pessoas presentes ao evento

‘Elas por Elas’. Se podemos dar um sinônimo a essa expressão, certamente será sororidade. A irmandade, união e empatia entre mulheres, caracterizada pelo apoio mútuo, solidariedade e colaboração. Sentimentos e ações que, juntos, são a pedra fundamental para o fortalecimento feminino em todas as instâncias da sociedade, inclusive no Judiciário. Uma força que agora sai da simbologia e se transforma em objeto concreto na Comarca de Pocinhos, onde o projeto ‘Elas por Elas’ foi instalado na quinta-feira (30).

A iniciativa chegou ao Fórum Juiz Luiz Carlos dos Santos durante um evento que distribuiu emoção, afeto, empatia, equidade e valorização feminina para confirmar que o ‘Elas por Elas’, não é apenas um projeto, é um movimento de transformação e cuidado, que busca garantir espaço, voz e acolhimento dentro e fora do Judiciário. A ação simboliza a valorização das mulheres, a defesa dos seus direitos e o incentivo à sua presença em cargos de liderança e representação institucional.

Foto das Salas de Oitiva Especial
Sala de Depoimento Especial

Em Pocinhos, o projeto encontrou mais do que uma nova comarca: descobriu um coração aberto para acolher e uma comunidade disposta a transformar realidades. Um dos momentos mais marcantes do evento, foi a inauguração da Sala de Oitiva Especial e de Amamentação e de Atendimento Humanizado às Mulheres, que recebeu o nome de Maria da Paz Monteiro Santos. A homenageada foi uma parteira que dedicou a vida a acolher e cuidar de gerações de mulheres e crianças da região. 

Outro gesto simbólico e comovente foi a instalação do Banco Vermelho, símbolo internacional de luta contra o feminicídio e de compromisso com a memória de todas as mulheres vítimas da violência.

O presidente do TJPB, desembargador Fred Coutinho, falou com emoção sobre o significado da iniciativa. “É a consolidação do trabalho realizado por aquelas que estão à frente do Elas por Elas em nossa gestão. É uma emoção muito grande estar aqui em Pocinhos, entregando a Sala de Acolhimento, que agora leva o nome de Maria Monteiro, uma parteira que acolheu não só Pocinhos, mas toda a região”, disse.

Foto da desembargadora Fátima Maranhão
Desa. Fátima, presidente do Comitê

A desembargadora Maria de Fátima Maranhão, presidente do Comitê de Incentivo à Participação Institucional Feminina, destacou a importância da entidade, ressaltando seu papel fundamental em promover a interação e a união entre as mulheres que atuam no Judiciário, como magistradas e servidoras.

“Hoje, tivemos a oportunidade de visitar a Comarca de Pocinhos, que, com 25 anos de história, recebe o projeto Elas por Elas. Este projeto, além de buscar a integração de todas as mulheres do judiciário, tem como um de seus principais objetivos o acolhimento. Acolher aquelas que buscam a justiça, especialmente as mulheres, que são frequentemente as mais vulneráveis em contextos processuais”, disse.

Foto de Adriano Galdino
Adriano Galdino, presidente da ALPB

Presente ao evento, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Adriano Galdino, afirmou que o caminho da justiça social passa, sim, por respeitar e dialogar cada vez mais com os direitos da mulher. “Eu fico muito feliz em ver, cada vez mais, as políticas públicas voltadas para as mulheres, para o direito da mulher e para a inclusão social. Tudo isso contribui para empoderar a mulher paraibana, e isso é sempre bem-vindo”, enfatizou.

Foto da juíza Carmen Helena
Juíza Carmem destacou a importância do Elas por Elas

A juíza Carmen Helen Agra de Brito, diretora do Fórum de Pocinhos, ressaltou a importância das ações do Tribunal de Justiça no fortalecimento da paridade de gênero no Estado. "Esses espaços representam um marco fundamental na nossa busca por uma Justiça mais empática, acessível e eficaz. Mais do que estruturas físicas, entregamos ambientes de acolhimento, respeito e proteção à dignidade humana, especialmente para crianças, adolescentes e mulheres em situação de vulnerabilidade ", afirmou.

Sobre os próximos passos das inaugurações do projeto, a juíza Isa Mônia, coordenadora do Comitê de Incentivo, mencionou que, após as instalações em Campina Grande e Pocinhos, ainda há planos para novas acomodações. "Pretendemos agraciar pelo menos mais duas comarcas este ano. E, no ano que vem, daremos continuidade ao projeto, alcançando as outras comarcas que não foram atendidas em 2025", concluiu.

Lançamento do Elas por Elas - O evento contou com apresentações musicais e serviços de beleza e bem-estar, manicure, cabeleireiro e maquiagem, transformando o evento em um verdadeiro momento de autocuidado e celebração da vida.
 
A cerimônia também teve a presença da presidente da Aemp, Nalva Coutinho, do diretor do Fórum de Campina Grande, juiz Ely Jorge Trindade, e das prefeitas Eliane Galdino (Pocinhos) e Eleuza Barbosa (Puxinanã), além de magistradas, servidoras e servidores.

Por Marcus Vinícius e Nice Almeida

Fotos: Ednaldo Araújo

-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
GECOM - Gerência de Comunicação