Conteúdo Principal
Publicado em: 23/10/2025 - 09h27 Atualizado em: 23/10/2025 - 15h57 Tags: Infância e Juventude, Coinju, Mês da Criança, Napem

Coinju promove manhã de arte e direitos para crianças de escola pública de João Pessoa

Prédio sede da Esma
Escola Superior da Magistrtura, no Altiplano Cabo Branco

Crianças da Escola Municipal Professor Abraão Alves de Carvalho, de João Pessoa, irão participar de uma experiência imersiva e lúdica no mundo das artes e do Direito, na sexta-feira (24). A ação faz parte das atividades desenvolvidas pela Coordenadoria da Infância e Juventude (Coinju), do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), no projeto Mês da Criança e será realizada na Escola Superior da Magistratura da Paraíba (Esma), a partir das 8h30.

-
Késia Braga

A analista judiciário (especialidade-Pedagogia), Késia Braga,  integrante do Núcleo de Apoio da Equipe Multidisciplinar (Napem), da 2ª Circunscrição e da equipe técnica de apoio a Coinju, destacou que “a presença dos estudantes no ambiente do Judiciário contribui para desmistificar a ideia de que as instituições de Justiça estão distantes da população, e  fortalece os vínculos entre o Judiciário e a comunidade, incentivando o respeito mútuo e o exercício da cidadania desde a infância”. 

Para ela, essa é uma ação transformadora. “A iniciativa de levar crianças de uma escola pública à Escola da Magistratura aproxima o Judiciário das escolas locais da comarca, por meio de ações como essa, uma ‘manhã de arte e direitos’, que representa uma proposta pedagógica e transformadora. Além disso, a atividade, realizada em alusão ao mês das crianças, promove a compreensão de seus direitos de maneira lúdica e acessível. Ao participarem ativamente da construção de conceitos sobre cidadania, justiça e direitos fundamentais, os alunos desenvolvem uma consciência crítica sobre seu papel na sociedade”, ressaltou.

Programação - Começa com um lanche de boas-vindas. Em seguida, as crianças farão um tour guiado pelas instalações da Esma, com foco nas obras de arte expostas no local. O ‘passeio’ será conduzido pela diretora adjunta da Esma, juíza Antonieta Maroja, que explicará de forma simples e cativante quem são os artistas e as personalidades retratadas, e qual a história por trás de cada obra.

Após o tour, as crianças participarão de uma oficina de ilustração, momento em que cada uma delas receberá material de desenho e será incentivada a criar seu próprio personagem ou uma pequena história em quadrinhos que represente um direito que ela considera importante. 

O encerramento será com uma exposição dos desenhos das crianças, que poderão apresentar sua arte e contar o que ela significa. Ao final, elas serão presenteadas com a entrega de um pequeno certificado de participação e um kit composto por lápis de cor, bloquinho de folhas, lápis e apontador.

Por Nice Almeida

GECOM - Gerência de Comunicação