Comissão de Segurança do TJPB realiza reunião com magistrados do Brejo e Curimataú em Areia
A Comissão Permanente de Segurança do Tribunal de Justiça da Paraíba realizou, na última sexta-feira (5), uma reunião com magistrados das regiões do Brejo e Curimataú paraibano. O encontro ocorreu no Fórum Desembargador Aurélio Albuquerque, na Comarca de Areia, e tratou de pautas voltadas ao fortalecimento das políticas de segurança no âmbito do Judiciário estadual.
Participaram da reunião o desembargador Ricardo Vital de Almeida; os magistrados e membros da Comissão Rodrigo Augusto Gomes Brito Vital da Costa, Ana Christina Soares Penazzi, Andréa Arcoverde Cavalcanti Vaz e Fabrício Meira Macêdo; o presidente da Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB), juiz Gilberto Rodrigues; o coronel Gilberto Moura Santos; o tenente-coronel Davi Batista Uchôa; e o servidor Jardel Rufino Sá. Como convidados, estiveram presentes os juízes(as) Alessandra Varandas Paiva Madruga de Oliveira Lima (Areia), José Jackson Guimarães (Alagoa Grande), Higia Antonia Porto Barreto (Diretora do Fórum de Guarabira), Caroline Silvestrini de Campos Rocha (Belém), Fábio de Brito Faria (Cuité), Anyfrancis Araújo da Silva (Picuí) e Philippe Guimarães (Araruna).
O principal ponto da pauta foi o diálogo com os magistrados da região, com o objetivo de alinhar necessidades locais, aprimorar rotinas de segurança e fortalecer a atuação conjunta entre a Comissão de Segurança e as comarcas do interior. Além do tema central, outros assuntos relativos à segurança institucional, envolvendo unidades judiciárias, magistrados e servidores, também foram debatidos ao longo da reunião.
Outro destaque do encontro foi o anúncio da visita técnica ao Projeto Acesso Seguro, que receberá representantes da Coordenação de Segurança do Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região (TRT-PB). A visita ocorrerá nesta quarta-feira (10), às 9h, na Sala Branca do Anexo Administrativo do TJPB. Na ocasião, a equipe do TRT-13 terá a oportunidade de conhecer detalhadamente as diretrizes e procedimentos adotados pelo Acesso Seguro, além do funcionamento do sistema Visit, ferramenta de gestão informatizada de entradas, saídas e circulação de visitantes nas unidades do Poder Judiciário estadual.
“A segurança no âmbito do Poder Judiciário é um compromisso permanente. Estarmos presentes nas comarcas, ouvindo magistrados e servidores, nos permite entender a realidade de cada região e construir soluções mais eficazes e integradas para garantir um ambiente seguro a todos”, afirmou o desembargador Ricardo Vital, presidente da Comissão de Segurança.
Já a juíza Alessandra Varandas, anfitriã do encontro, ressaltou a importância da presença da Comissão na comarca de Areia e a relevância das discussões realizadas. “A visita permitiu que a Comissão conhecesse de perto a nossa realidade, possibilitando um diálogo franco sobre medidas preventivas e o fortalecimento dos protocolos de segurança”.
Segundo ela, o encontro foi extremamente produtivo. “Conseguimos avançar na construção de soluções práticas que certamente garantirão melhores condições para o exercício das funções judiciais. Registro, ainda, a postura firme, atenciosa e muito sensível do desembargador Ricardo Vital, presidente da Comissão, que conduziu as discussões com grande responsabilidade e abertura ao diálogo. Agradecemos a disponibilidade de toda a equipe, pois esse apoio institucional é essencial para o pleno funcionamento da Justiça na comarca de Areia”, pontuou a magistrada.
O juiz Philippe Vilar destacou que o encontro da Comissão de Segurança em Areia foi extremamente importante por evidenciar a preocupação do Tribunal com a proteção dos magistrados. Ele elogiou a organização do evento pela juíza Alessandra, pelo desembargador Ricardo Vital e pelos demais integrantes da Comissão, que ofereceram orientações práticas de segurança profissional, pessoal e digital. Segundo o magistrado, a experiência aproximou os juízes da Comissão, abrindo canais diretos para apoio em situações de risco envolvendo eles ou seus familiares. Vilar ressaltou ainda a relevância da iniciativa e manifestou o desejo de que outros encontros semelhantes sejam realizados.
Por Lenilson Guedes




