Em nove anos, Cejusc de Guarabira redefine a busca por soluções consensuais na região do Brejo
O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Comarca de Guarabira celebra nove anos, marcado por sucesso na trajetória de pacificação social, conciliação e celeridade processual. Em quase uma década de funcionamento, o Cejusc consolidou-se como um pilar da comunidade, oferecendo caminhos alternativos e eficazes para a resolução de demandas.
Segundo a coordenadora do Centro, juíza Kátia Daniela de Araújo, ao longo desse período, o Cejusc de Guarabira, que faz parte do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça da Paraíba, “refletiu o compromisso com a Justiça, eficiência e modelo de sucesso na mediação e conciliação de conflitos na região”. O Nupemec tem como coordenador-geral o desembargador Horácio Ferreira de Melo Júnior.
Segundo o mediador judicial que atua em Guarabira, Jesiel Rocha, nos nove de trabalho foram realizados 1.080 procedimentos pré-processuais, chegando a uma composição de 57,92% dos casos registrados, ou seja, 625 casos resolvidos, evitando assim a judicialização de processos. Já na área familiar, foram promovidas 3.223 mediações. “Como mediador judicial, tenho orgulho em testemunhar e contribuir para essa evolução”, comentou Jesiel Rocha.
Por Fernando Patriota




