Conteúdo Principal
Publicado em: 23/10/2025 - 17h55 Atualizado em: 23/10/2025 - 18h46 Tags: Visita, Museu, Estudantes, Enearq

Estudantes do curso de arquivologia visitam Museu do TJPB e Museu de Epitácio Pessoa

Foto dos estudantes no Salão Nobre do Tribunal de Justiça
Os estudantes foram recebidos pelo presidente Fred Coutinho

Estudantes de vários estados do país que estão participando do XXVI Encontro Nacional de Estudantes de Arquivologia (ENEAra) estiveram, nesta quinta-feira (23), fazendo uma visita guiada ao Museu do Poder Judiciário e à Cripta de Epitácio Pessoa, instalados no Palácio da Justiça - prédio sede do Tribunal de Justiça da Paraíba. Ao todo, 33 visitantes percorreram o hall térreo, o hall superior, o Pleno Histórico, o Salão Nobre e a Cripta do presidente Epitácio Pessoa.

O grupo — formado por estudantes vindos do Pará, Santa Catarina, Bahia, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e Brasília — foi recepcionado pelo presidente do TJPB, desembargador Fred Coutinho, e acompanhado pelo servidor Marcos Alcântara. 

Foto de Fred Coutinho
Desembargdor Fred Coutinho

“Você vê a satisfação no olhar na participação de cada um desses estudantes que aqui comparecem, levando um pouco da nossa história e a surpresa que eles sentem ao presenciar e testemunhar, aqui, a nossa história. Então, para nós que estamos na frente da presidência, é uma honra abrir as portas para a sociedade e abrir as portas principalmente para o mundo estudantil”, destacou o desembargador Fred Coutinho.

A iniciativa integra as atividades da Comissão de Cultura e Memória do Tribunal de Justiça da Paraíba, presidida pelo desembargador Onaldo Rocha de Queiroga, e tem como objetivo aproximar a Justiça da sociedade, oferecendo à população a oportunidade de conhecer a história do judiciário estadual. Desde agosto, o Museu do TJPB já contabiliza mais de 550 visitas realizadas por estudantes, turistas e demais interessados em conhecer o acervo e a trajetória da Justiça paraibana.

Foto de estudantes no Salão Nobre do TJPB
Estudantes e o pres. Fred Coutinho no Salão Nobre do TJPB

Mônica Costa, estudante de arquivologia da UFPB e monitora do grupo, afirmou que a experiência reforça o valor do encontro para a formação acadêmica: “É uma satisfação e um prazer conhecer a história da Justiça paraibana e trazer estudantes de arquivologia de outros estados para conhecer a história do nosso estado e os documentos históricos que estão expostos aqui.” 

Para Eduarda dos Santos, estudante de Santa Catarina, a visita teve caráter comparativo e profissional: “Eu fiquei bem interessada porque eu já trabalho no Tribunal de Justiça de Santa Catarina, no setor de utilização, conservação e preservação, então é muito interessante pra mim estar aqui, conhecer um pouco deste tribunal, ver como funciona e perceber as semelhanças.”, comentou a estudante.

Agendamento — Para agendar visitas em grupo ao Museu do Poder Judiciário, os interessados podem entrar em contato pelo (83) 98657-7058 (WhatsApp) ou por e-mail: [email protected].

Por Ludmila Costa

Fotos: Ednaldo Araújo
 

-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
GECOM - Gerência de Comunicação