Conteúdo Principal
Publicado em: 17/10/2022 - 11h24 Atualizado em: 17/10/2022 - 14h13 Tags: Motoristas, Curso de Direção Defensiva 

Motoristas do Tribunal de Justiça da Paraíba são capacitados com curso de Direção Defensiva 

-
Curso é parceria entre Esma e Espep

A primeira turma de motoristas do Tribunal de Justiça da Paraíba recebeu o treinamento sobre Direção Defensiva, com eixo temático voltado à segurança. A capacitação, com 20 horas/aula, aconteceu nessa sexta-feira (14) e sábado (15), e partiu de uma parceria entre a Escola Superior da Magistratura (Esma), do Poder Judiciário estadual, e a Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep). Mais duas turmas ainda serão formadas, totalizando 40 funcionários.

A partir da conclusão do treinamento, os condutores do TJPB estão aptos a conduzir veículos, com técnicas de

-
Primeira turma teve aulas sexta e sábado

direção defensiva e segurança de autoridades, quando existir a necessidade de manobras evasivas. Ainda foram repassadas aos motoristas técnicas de como evitar acidentes, como capotamento, derrapagens, colisões, acidentes ocasionados por fadiga e sono. Tudo isso com exercícios práticos. 

Somando a isso, o conteúdo do curso também trouxe informações a respeito de equilíbrio emocional, em situações de emboscadas, noções de mecânica básica e condução em pisos sem aderências. “A ideia é sempre aprimorar a equipe de motoristas do Tribunal de Justiça, afinal são eles que conduzem desembargadores, juízes e outras autoridades que chegam ao nosso Estado”, pontuou o diretor administrativo do TJPB, Falbo Abrantes.

-
Outras duas turmas serão formadas

“O curso vai além da proteção no trânsito e manutenção veicular, também são repassados conhecimentos para a proteção da vida e minimização dos riscos”, comentou o supervisor de Segurança Institucional do TJ/Paraíba, tenente-coronel, Álvaro Cavalcante. 

Já o supervisor de transportes do TJPB, Hugo Maracajá Vaz de Lima, disse que “o curso tem o objetivo de oferecer aos motoristas uma reciclagem, tanto na teoria, quanto na prática de direção defensiva, pensando nas situações enfrentadas no dia a dia, por esses profissionais”. 

Por Fernando Patriota

 

GECOM - Gerência de Comunicação