Palestra sobre ‘Educação Financeira’ será realizada no Fórum Cível da Capital
Dados da Confederação Nacional do Comércio (CNC)* divulgados este ano mostram que quase 80% das famílias brasileiras convivem com algum nível de endividamento e cerca de 30%, chega ao grau da inadimplência. Neste contexto, falar sobre dinheiro não se resume a planilhas e contas a pagar. O debate alcança também o campo da saúde, já que as dívidas impactam não apenas o orçamento, mas também, a saúde física e mental das pessoas.
Pensando nisso, a Gerência de Qualidade de Vida, que integra a Diretoria de Gestão de Pessoas do TJPB, vai promover uma palestra sobre Educação Financeira, ministrada pela planejadora financeira certificada, Ana Paula Marquito.
O evento ocorrerá na próxima quinta-feira (4), às 10h, na Sala de reuniões Elisabeth Coutinho no Fórum Cível da Capital, e é voltado a magistrados e servidores interessados.
Para a gerente de Qualidade de Vida, fisioterapeuta Valéria Beltrão, o estresse provocado pelo descontrole das finanças pode, de fato, levar ao adoecimento. Estudos apontam que o endividamento está ligado ao aumento dos casos de ansiedade, distúrbios do sono e até hipertensão.
“É um tema relevante para a nossa vida. Aperfeiçoar o controle das finanças pode reduzir o estresse crônico e melhorar a qualidade de vida”, destacou Valéria.
A gerente do Fórum Cível, Cristiane Rodrigues, enalteceu a ação. "A palestra traz um tema muito relevante e atual. Será uma oportunidade de adquirir conhecimento sobre um assunto que faz parte do nosso dia a dia. Excelente iniciativa da Gevid", declarou.
*Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) divulgada pela CDC em outubro de 2025.
Por Gabriela Parente




