Conteúdo Principal
Publicado em: 19/11/2024 - 17h56 Atualizado em: 19/11/2024 - 18h00 Tags: DITEC, Seminário, Segurança de dados, Ética, Ditec

Proteção de dados: TJPB realiza seminário sobre segurança e ética no sistema digital

Seminário será no modo virtual, nesta quinta-feira(21)
Seminário será no modo virtual, nesta quinta-feira(21)

O Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba reforça seu compromisso com a segurança de dados e a proteção das informações pessoais e realiza um novo seminário sobre segurança de dados. O evento, de responsabilidade da Diretoria de Tecnologia (Ditec) do Poder Judiciário estadual, será nesta quinta-feira (21), a partir das 11h. O Seminário ‘Boas práticas para o tratamento seguro e ético dos dados pessoais e sensíveis’ terá a condução do analista de Infraestrutura e responsável pelo Datacenter do TJPB, Paulemir de Sousa Soares e será no modo virtual.

A atividade está alinhada com o contexto da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e das crescentes ameaças à privacidade digital. De acordo com o diretor da Ditec-TJPB, Ney Robson Pereira de Medeiros. O Tribunal segue atento e engajado no cumprimento das diretrizes da LGPD, visando não apenas a conformidade legal, mas também o fortalecimento da confiança do público nas atividades do Tribunal”. Ele lembrou, ainda que, no dia do evento, o conteúdo poderá ser acessado pelo link: https://us02web.zoom.us/j/84693805887. 

O seminário é destinado a magistrados (as) e servidores (as) e vai tratar sobre os conceitos fundamentais, como transparência, minimização de dados e integridade da informação. “Privacidade de dados vai além da tecnologia, é um compromisso institucional com a proteção dos direitos e a confiança do cidadão”, destacou Paulemir de Sousa, que é especialista em redes e sistemas distribuídos.

A apresentação também vai falar sobre casos recentes de vazamentos de dados, incluindo o aumento de violações envolvendo chaves PIX e a responsabilidade do setor público na mitigação de riscos. Serão discutidos ainda os papéis e responsabilidades dos envolvidos no tratamento de dados, como titulares, controladores e operadores, destacando-se o papel do encarregado na comunicação entre o controlador e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).

Além de relembrar os direitos dos titulares, como acesso, correção e exclusão de dados, a Ditec-TJPB destacará a importância de práticas de segurança digital, como o uso de senhas fortes, a autenticação em duas etapas e a conscientização sobre o perigo de redes Wi-Fi públicas. Essas práticas fazem parte de um esforço contínuo para garantir que a privacidade e a segurança dos dados estejam sempre em primeiro lugar.

Por Fernando Patriota

GECOM - Gerência de Comunicação