Conteúdo Principal
Publicado em: 02/06/2025 - 11h57 Atualizado em: 02/06/2025 - 12h09 Tags: Sustentabilidade, Meio Ambiente, TJPB, jardim botânico

TJPB abre Semana do Meio Ambiente com abordagem na transformação de resíduos

O evento de abertura foi realizado no Jardim Botânico de João Pessoa
-
Equipe do Núcleo de Gestão Socioambiental do TJ

Você sabia que desperdiçar alimentos também afeta o clima? É que a comida em decomposição emite metano, gás que é prejudicial para o meio ambiente. E por que estamos  falando sobre isso? Porque foi aberta, nesta segunda-feira (2), a Semana do Meio Ambiente organizada pelo Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), por meio do Núcleo de Gestão Socioambiental (NGSA).

Viviane Sousa, membro do Núcleo de Gestão Socioambiental, explicou que o tema da programação é ‘Do descarte à transformação: Aproveitamento integral dos alimentos, compostagem e artesanato’. “Trouxemos a proposta do ciclo de gestão de resíduos, só que a gente trouxe um eixo, que é o eixo inicial do consumo consciente. São três temas dentro desse projeto. Primeiro, o aproveitamento integral dos alimentos. Vamos trabalhar também a compostagem, que também é uma forma de a gente estar trabalhando melhor esses resíduos, e a outra é o artesanato”, resumiu.

O evento de abertura foi realizado no Jardim Botânico de João Pessoa, em parceria com a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema). 

-
Exposição de alimentos e artesanato

A programação do TJPB segue até quinta-feira (5), período em que serão realizadas atividades de conscientização sobre resíduos e sustentabilidade, haverá o lançamento de material educativo pelo TJ, além da trilha ecológica. O objetivo da ação é estimular uma nova percepção sobre a relação entre o ser humano e o meio ambiente.

A equipe do Poder Judiciário expôs, no Jardim Botânico, o artesanato e os alimentos feitos com cascas de frutas. Um dos que mais chamou a atenção foi o brigadeiro de casca de banana. “Trouxemos algumas propostas de receita. Temos o bolo e o brigadeiro da casca de banana, e o doce da casca do abacaxi. A ideia aqui é mostrar que dá pra a gente fazer algumas coisas práticas dentro dessa temática da gestão de resíduos”, detalhou. 

Programação - Na quarta-feira (4) tem a trilha ecológica no Jardim Botânico da Capital. Já no dia 5, será lançado no Portal da Sustentabilidade do TJPB a publicação de um conteúdo educativo voltado à sustentabilidade institucional. Silvia Viegas, que também é membro do Núcleo de Gestão Socioambiental, disse que a proposta é sair das paredes do Tribunal. 

“Vamos trazer os servidores para cá [Jardim Botânico]. Vai sair um ônibus a partir das 8h do Tribunal para fazermos uma trilha de 40 a 50 minutos para o pessoal se conectar com a natureza. Depois teremos uma roda de conversa em parceria com a Escola Superior da Magistratura (Esma)”, informou.

Tudo preparado especialmente para promover a conscientização com relação à importância de cuidar do meio ambiente. “Quando a gente começa a se conectar com a natureza, todos passam a ter uma ideia diferente”, conclui Silvia.

Por Nice Almeida

Fotos: Kubitschek Pinheiro

 

GECOM - Gerência de Comunicação