Acompanhados do presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Fred Coutinho, os alunos que integram a primeira turma do Curso de Bacharelado em Direito da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) – Campus V de João Pessoa, conheceram o Palácio da Justiça, o Museu do Poder Judiciário paraibano e um pouco da história da Justiça estadual.
A visita aconteceu na manhã desta quinta-feira (11) e contou com a participação do juiz auxiliar da Presidência do TJPB, Fábio Araújo, e da coordenação do Curso de Direito da UEPB, o coordenador, Germano Ramalho, e a professora Luíza Rosa Barbosa.
O presidente Fred Coutinho recepcionou os estudantes na sala do Museu do Poder Judiciário, onde está localizada a Galeria dos desembargadores que assumiram o Governo do Estado da Paraíba. A vinda dos alunos à sede do TJPB foi em resposta ao convite feito pelo desembargador Fred, na ocasião em que ministrou a aula magna inaugural da turma no mês passado.
“Hoje, com muita alegria e satisfação, estamos aqui de portas abertas para recebê-los, para celebrar o futuro — que já começa no presente, com esses alunos incríveis. É um momento especial em que a nossa história se encontra com a trajetória deles. Aqui, professores e estudantes se encontram para, juntos, embarcarmos nessa aventura de reconhecimento, pertencimento e aprendizado”, exaltou o desembargador-presidente.
O coordenador Germano Ramalho explicou que a visita visa apresentar o Tribunal de Justiça aos alunos, especialmente a importância do Palácio da Justiça e suas transformações históricas.
“É importante que os alunos conheçam o papel do nosso colega da UEPB, o desembargador Fred Coutinho, atuante como membro do pleno do TJPB. Inclusive, foi isso que o presidente destacou aos estudantes na ocasião em que esteve na Universidade, dizendo que faria questão de recebê-los pessoalmente para explicar a importância do Tribunal. Ao vivenciar essa experiência, os alunos perceberão o valor desse espaço e, na minha opinião, se entusiasmarão, muito mais, em fazer um bom curso”, ressaltou.
A professora Luíza Barbosa explicou sobre o longo percurso executado para a criação do Curso de Direito no Campus V da UEPB, na Capital. Atualmente, a primeira turma está no segundo período, com 35 alunos e a segunda está em fase de aprovação. Ela observou que a visita ao Palácio da Justiça significa mais uma oportunidade de aprendizado para os alunos.
“Os alunos são de excelente qualidade, como não poderia deixar de ser. Isso é motivo de orgulho para a nossa Paraíba e para a nossa capital. É muito justo reconhecer esse mérito. Quanto mais estudantes buscam se formar, estudar e entrar no mercado de trabalho, melhor. Quem tem conhecimento, tem mais oportunidades e isso é fundamental”, salientou.
Já a presidente do Centro Acadêmico do Curso de Direito da UEPB, Beatriz Vasconcelos Viana, disse estar alegre com a visita e honrando o convite feito pelo desembargador Fred Coutinho. “Acho que todo sonho de um estudante de direito, especialmente quando passa na frente do Tribunal, é conhecer por dentro uma instituição jurídica, seu funcionamento. Estar aqui, a convite do presidente do TJPB, reforça esse simbolismo, além de ser um prestígio”, comentou a aluna.
Por Lila Santos