
Pela primeira vez, alunos do 3º ano do ensino médio do Colégio da Polícia Militar “Estudante Rebeca Cristina Alves Simões” participaram nesta sexta-feira (17) do projeto “Conheça o Palácio da Justiça e sua História”, promovido pelo Tribunal de Justiça da Paraíba. A visita foi conduzida pelo servidor Marcos Alcântara, da Comissão de Cultura e Memória do TJPB.
O professor e coordenador de Tecnologia da Informação, Márcio Vicente de Melo, que acompanhou a turma, destacou a importância da iniciativa. “Agradeço não somente a oportunidade de estarmos aqui congregando, mas pelo conhecimento que todos juntos adquirimos. Hoje, o Colégio Militar se faz presente na instituição do Tribunal de Justiça, inclusive em seu museu, que é um marco histórico e implementa justamente essa política pública de trazer à tona a história e aproximar o cidadão de tudo que vem sendo feito”, afirmou.
Segundo o professor, alguns dos alunos já demonstram interesse em seguir carreira no Direito e sonham com a magistratura. “Sim, já estão conhecendo tudo — o Tribunal, sua estrutura, o funcionamento — e quem sabe um dia estarão aqui como juízes”, concluiu.
Entre os estudantes, o aluno Gabriel Lucas ressaltou o valor educativo da visita. “Conhecer a história do Tribunal de Justiça da Paraíba. O professor fez a proposta pra gente e foi da maior importância”, disse.
Já a aluna Sara Celestina destacou a relevância do momento, especialmente por estar concluindo o ensino médio. “É um colegiado centenário, um lugar histórico. Poder participar dessa visita ao museu é muito importante pra mim, porque além de ser meu último ano, eu sou de outro estado, eu sou gaúcha, e quero fazer carreira na Polícia Militar”, contou.
A estudante Heloísa Galvão também avaliou a experiência como enriquecedora. “Conhecer o Museu e o Tribunal de Justiça da Paraíba, uma instituição muito importante do nosso Estado, é uma satisfação. Que todas as escolas possam ter essa oportunidade e o aprendizado”, afirmou.
O desembargador Onaldo Queiroga, presidente da Comissão de Cultura e Memória do TJPB, ressaltou o papel transformador do projeto e a importância de aproximar o Judiciário das novas gerações. “É uma grande alegria receber estudantes no Palácio da Justiça. Esse contato direto com a história e com a função social do Tribunal contribui para a formação cidadã e desperta nos jovens o senso de justiça, ética e responsabilidade. O conhecimento é o primeiro passo para fortalecer a relação entre o Judiciário e a sociedade”, destacou o magistrado.
O projeto “Conheça o Palácio da Justiça e sua História” tem como objetivo aproximar a comunidade estudantil das instituições do Poder Judiciário, promovendo a educação cidadã e o conhecimento histórico-cultural sobre a Justiça paraibana.
Agendamento – Para agendar visitas em grupo ao Museu do Poder Judiciário, os interessados podem entrar em contato pelos telefones: (83) 98657-7058 (WhatsApp). O agendamento também pode ser feito por e-mail – museu@tjpb.jus.br.
Por Kubitschek Pinheiro
Fotos Ronaldo Orlando
Tribunal de Justiça da Paraíba

