Tribunal de Justiça da Paraíba

‘Conheça o Palácio da Justiça’ já recebeu mais de 750 pessoas, dentre estudantes e turistas

-
A visita é guiada por servidores do Tribunal de Justiça

O Projeto ‘Conheça o Palácio da Justiça e a sua História’ recebeu mais uma turma de estudantes do Ensino Médio. Na manhã desta terça-feira (27), 44 alunos(as) do Colégio Dinâmico, do Município de Alagoa Grande, visitaram as instalações do Palácio da Justiça e conheceram um pouco da história do Tribunal de Justiça da Paraíba, além do funcionamento do Poder Judiciário estadual.

Nos últimos nove meses, mais de 750 visitantes, entre alunos(as) de escolas públicas e privadas, de universidades e turistas já conheceram as dependências do Palácio da Justiça.

Projeto é coordenado pelo presidente da Comissão de Cultura e Memória do TJPB, desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque. A visita desta terça-feira foi mediada pelos servidores do Museu do Judiciário Paraibano, Patrício Fontes, Marcos Alcântara e Clarice Santana. Acompanharam também a visita, a diretora do Colégio Dinâmico, Luzirene Farias, e as professoras Danielle Raissa e Maria Cecilia.

A turma de estudantes do Colégio Dinâmico foi coordenada pelo professor e representante do Programa ‘Direito na Escola’, José Diniz Filho, e pelo professor Idalberto dos Santos. O programa tem sua origem em Belo Horizonte-MG, possuindo parceria da OAB/MG e OAB/PB Subseção Guarabira, através de Comissão Temática Especial, e é executado em diversos estados brasileiros por meio das suas diretorias estaduais, presente nas escolas públicas e privadas como disciplina eletiva titulada como “Direito e Cidadania”. Acompanharam também a visita a Diretora do Colégio Dinâmico, Luzirene Farias, e as professoras Danielle Raissa e Maria Cecilia.

Na oportunidade, os alunos e professores também conheceram os trabalhos da sessão da Câmara Criminal do TJPB, onde foram saudados pelo presidente, desembargador Márcio Murilo, que apresentou o funcionamento da referida Câmara. A saudação se estendeu por todos os membros, incluindo, representante do Ministério Público e da OAB-PB. Em sua fala, o desembargador Saulo Benevides, ao dar boas-vindas, destacou: “Dentro de um sistema democrático, só se aprende democracia exercitando democracia. E é importante que os jovens saibam como funciona o poder judiciário deste país como instituição importante para a democracia, nessa luta que travamos diariamente para dirimir os conflitos sociais”.

Para a estudante do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Dinâmico, Fabriny Ferreira, “conhecer de perto a estrutura do Judiciário é muito importante, para construir nosso senso crítico, entender nossos direitos e deveres, e como funciona toda a dinâmica do Tribunal de Justiça”. Ela disse, ainda, que “essa é uma grande oportunidade para ter conhecimento sobre a área do Direito, caso queira atuar, futuramente”.

Segundo o professor José Diniz Filho, o Programa Direito na Escola auxilia o poder público e instituições de ensino a construir currículos e projetos com temáticas referentes à ciência do Direito. “Contribuímos com educação cidadã, auxiliando escolas e professores no enfrentamento de problemas sociais, como bullying, crimes virtuais, sexuais e domésticos, uso de drogas e funcionamento dos três poderes”, comentou.

Ainda durante a visita se encontraram com desembargadores e desembargadoras da 3ª e 4ª Câmaras Cíveis e encerraram a visita no Museu e Cripta de Epitácio Pessoa.

Agendamento – Para agendar visitas em grupo ao Museu do Poder Judiciário, os interessados podem entrar em contato pelos telefones: (83) 3612-6797 e (83) 99143-7273 (WhatsApp). O agendamento pode ser feito, também, pelo e-mail – museu@tjpb.jus.br. Para saber mais sobre o Museu do TJPB, o cidadão pode seguir o Instagram @museutjpb.

Por Fernando Patriota

 

Museu
Museu
Museu
Museu
Museu
Museu
Museu
Museu
Museu
Museu