Na manhã desta terça-feira (30), cerca de 30 estudantes do curso de Direito da Faculdade Estácio Paraíba, do 3º ao 5º período, participaram de uma visita ao Museu do Poder Judiciário. A atividade proporcionou aos alunos a oportunidade de vivenciar de perto a rotina do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), incluindo a participação em sessões da Quarta Câmara Cível e da Câmara Criminal, ocasião em que foram recepcionados pela desembargadora Anna Carla Lopes e pelo desembargador Márcio Murilo, respectivamente.
Durante o percurso, conheceram o Memorial, o Salão Nobre, as antigas e atuais salas de sessões do Tribunal Pleno, a Cripta Epitácio Pessoa e as galerias históricas. A visita foi conduzida pelos servidores Marcos Alcântara e Clarice Santana, da Comissão de Cultura e Memória do TJPB.
Para Marcos Alcântara, o momento foi mais do que um passeio. “A visita representa um passo fundamental na formação de cada um deles. Não se trata apenas de um passeio, mas de uma imersão na história viva da justiça e da cultura, observada por meio da evolução dos documentos, das práticas e dos instrumentos jurídicos, conectando o passado com os desafios do presente, e entendendo que o Direito é uma construção social contínua”, ressaltou.
O professor Paulo Vitor Souto, coordenador do Núcleo de Práticas Jurídicas da Estácio, destacou a importância da atividade para a formação dos estudantes. “A visita tem como principal razão fazer com que os alunos tenham contato com a teoria associada à prática, mas também uma imersão na história do Tribunal de Justiça. É fundamental para que a prática jurídica seja efetivada em sua essência. Acompanhando uma sessão ao vivo, com desembargadores e advogados, os alunos realmente entram em contato com o mundo concreto do Direito”.
Entre os estudantes, a experiência também foi avaliada de forma positiva. A aluna Bethe Correia enfatizou a relevância da oportunidade. “É uma honra estar no Tribunal, conhecer a história, os primórdios, os detalhes que hoje em dia não se vê mais. Está sendo bastante enriquecedor participar da sessão de uma Câmara e presenciar pessoalmente esse momento”, pontuou.
O Museu do Poder Judiciário realiza visitas previamente agendadas. Os interessados podem entrar em contato pelo WhatsApp (83) 9 8657-7058 ou pelo e-mail museu@tjpb.jus.br
Por Rayane Sá – estagiária
Fotos: Ednaldo Araújo