Tribunal de Justiça da Paraíba

Estudantes da FPB conhecem o Palácio da Justiça e sua história de 133 anos de fundação

-

Estudantes da Faculdade Internacional da Paraíba

Estudantes do curso de Direito da Faculdade Internacional da Paraíba (FPB) participaram de uma visita histórica ao Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB). A atividade, que integra o projeto ‘Conheça o Palácio da Justiça e sua História’, aconteceu na manhã desta terça-feira (10).

Durante o passeio, os(as) alunos(as) tiveram a oportunidade de explorar os espaços do Tribunal, receber explicações sobre as peças do museu e acompanhar julgamentos de processos em 2º Grau.

A recepção foi conduzida pelos servidores Marcos Alcântara e Patrício Fontes, além da estagiária Clarice Santana. Os visitantes conheceram as salas de exposições do térreo e do primeiro andar, o Pleno Histórico, o Salão Nobre e o Museu e Cripta do presidente Epitácio Pessoa, além das Salas de Sessões do Pleno atual. Os alunos estavam acompanhados do professor da FPB Alexandro Gonçalves de Oliveira.

Para a estudante Inayane Capitulino, todo o conhecimento adquirido é muito importante e como estudante do curso de Direito percebe-se cada vez mais que entender a história ajuda a vivenciar melhor o momento atual. “Essa compreensão permite trazer experiências práticas. Por exemplo, quando visitamos a Sala do Pleno, foi uma experiência única, pois pudemos observar como o desembargador se comportava, seu vestuário, sua oratória e toda a complexidade do ambiente”, disse.

Já Flaviano Coutinho, também aluno da FPB, considerou um privilégio poder conhecer de perto a memória viva da Justiça Paraibana por meio de seus prédios, monumentos e estrutura. “O Tribunal está fazendo algo muito especial ao abrir suas portas, não só para estudantes, mas para toda a população, possibilitando um contato direto com o funcionamento da Justiça Paraibana”, afirmou.

Ambos os estudantes concordaram que o que mais chamou atenção foi a escrita antiga encontrada nos livros, além das Salas de Sessões.

O professor Alexandro Oliveira ressaltou a importância da visita para a formação dos(as) alunos(as). “Essa oportunidade permite observar a trajetória do Tribunal, desde as origens do Direito até os dias atuais. É fundamental que os estudantes compreendam a relevância do curso de Direito, estando atentos às transformações históricas e tecnológicas, reconhecendo o Direito como um pilar essencial para o desenvolvimento e a organização da sociedade”, comentou.

-

Estudantes acompanharam a sessão das Câmaras

Na Terceira Câmara Cível, o desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, presidente da Comissão de Cultura e Memória do TJPB e membro do colegiado, observou que os(as) alunos(as) tiveram a oportunidade de participarem de uma aula de prática forense no 2º Grau. “Vocês não estão vendo só a história, estão, também, assistindo uma aula de prática forense, fora das cadeiras da faculdade”, disse.

Em continuidade às visitas ao Museu do TJPB, na tarde da próxima quinta-feira (12), dentro da 9ª Semana Nacional de Arquivos, que ocorre no período de 9 a 13 deste mês, o Museu do Poder Judiciário recebe professores, técnicos e acadêmicos da área de Arquivologia para uma visita mediada.

Museu – Instalado no Palácio da Justiça, edifício centenário que abriga a sede administrativa do TJPB, localizado na Praça dos Três Poderes, no Centro de João Pessoa, o museu é um importante patrimônio histórico e cultural do Judiciário paraibano. O local oferece aos visitantes uma imersão nos marcos que compõem a evolução da Justiça na Paraíba.

Como agendar – O agendamento das visitas em grupo ao Museu do Poder Judiciário é realizado por meio dos telefones: (83) 3612-6797 e (83) 99143-7273 (WhatsApp). A solicitação pode ser feita, também, pelo e-mail – museu@tjpb.jus.br. Para saber mais sobre o Museu do TJPB, o cidadão pode seguir o Instagram @museutjpb.

Por Marcus Vinícius

 

Museu
Museu
Museu
Museu
Museu
Museu
Museu