Um grupo formado por 26 alunos e alunas do Programa Jovem Aprendiz de João Pessoa conheceu as dependências do Palácio do Justiça, localizado no Centro Histórico da Capital. A visita aconteceu na tarde desta segunda-feira (21) e foi organizada pela Comissão Cultura e Memória do Tribunal de Justiça da Paraíba, presidida pelo desembargador Marcos Cavalcanti Albuquerque. Além de promover a compreensão sobre direitos e deveres, a passagem dos jovens pelo TJPB ajudou a formar uma consciência cidadã, mostrando a importância do Poder Judiciário estadual na estrutura da sociedade.
Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer o Museu do TJPB, o Salão Nobre e o antigo Tribunal Pleno, local onde aconteceram julgamentos históricos. O grupo foi acompanhado pelos servidores Marcos Alcântara, Patrício Fontes e Clarice Santana, do Museu do Poder Judiciário.
Segundo o professor do Programa Jovem Aprendiz e responsável pela turma de estudantes, Renildo Moraes, ter um conteúdo sobre a história e funcionamento do Judiciário é muito importante para a formação dos alunos (as), como pessoas e cidadãos. “Temos várias disciplinas, como: administração, contabilidade, estatística sobre pensar a cultura da cidade. Nesse contexto, o conhecimento básico sobre o Poder Judiciário agrega mais conhecimento e situa nossa turma no campo social cidadão”, comentou o professor. O Programa Jovem Aprendiz aceita jovens de 16 a 23 anos e 11 meses.
O aluno João Victor Meirelles, 19 anos, que estuda para concurso e trabalha em uma rede de farmácia, disse que “ter acesso à história da Justiça do nosso Estado e saber como as coisas se desenvolveram, até aqui, é uma verdadeira viagem no tempo. Os servidores e todo o pessoal do Tribunal de Justiça da Paraíba foram muito educados, sempre com uma boa didática a respeito dos assuntos tratados”, avaliou.
Segundo a estudante Juliana Pereira, também de 18 anos, que acabou de concluir o Ensino Médio e foi contratada por um supermercado, a experiência de conhecer o Palácio da Justiça foi incrível. “Realmente, estou vendo um lado que eu não conhecia. Além de passar a entender como funciona a Justiça, vi como é importante receber informações desse valor”, comentou.
O Programa do Governo Federal de Trabalho Jovem Aprendiz tem como objetivo inserir e capacitar jovens no mercado de trabalho. A lei que criou o programa estabelece que empresas de pequeno a grande porte devem ter entre 5 e 15% de colaboradores nessa modalidade.
Por Fernando Patriota