Tribunal de Justiça da Paraíba

Estudantes do Programa Jovem Aprendiz visitam o Museu do Poder Judiciário

Estudantes do Programa Jovem Aprendiz visitam o Museu do Poder Judiciário

A visita começou pelo Museu do Poder Judiciário
A visita começou pelo Museu do Poder Judiciário

Cerca de 20 estudantes que fazem parte do Programa Jovem Aprendiz, do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), visitaram o Palácio da Justiça da Paraíba, entre os dias 11 e 12 de dezembro. No roteiro da visita eles conheceram o Museu do Poder Judiciário paraibano, a Sala dos Desembargadores, o Pleno Histórico, a Biblioteca do Tribunal, o Museu e Cripta do Presidente Epitácio Pessoa e o Salão Nobre.

A visitação faz parte de uma iniciativa da Comissão Cultura e Memória do Tribunal de Justiça da Paraíba, presidida pelo desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, para que os alunos conheçam a história da Justiça paraibana.

No Museu do Poder Judiciário, os servidores que fazem parte do Museu, Marcos Alcântara e Clarice Ferreira, receberam os estudantes, exibiram um vídeo de boas-vindas, com a participação do presidente do TJPB, desembargador João Benedito da Silva e o desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque e deram informações detalhadas sobre as peças que estão expostas na sala.

O servidor Marcos Alcântara, responsável por agendar as visitações, salientou que “o propósito é de educar, inspirar e fortalecer os laços entre o Judiciário da Paraíba e a sociedade, resgatando e valorizando nossa história e o papel que desempenhamos em prol de uma Justiça com mais equidade, célere e justa”.

O Professor Renildo Moraes destacou a importância da história do TJPB para os cidadãos paraibanos. “Conhecer a memória do Poder Judiciário, o que é, como funciona, como os casos são julgados e como é feita a justiça, é fundamental para o cidadão paraibano. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer essa história e a relação entre os Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo, além do Ministério Público”, ressaltou.

-
Guilherme Oliveira Santos – estudante de administração

O estudante de administração, Guilherme Oliveira Santos, confessou que já passou várias vezes pelo Tribunal de Justiça, mas nunca tinha entrado e revelou alegria em ter essa oportunidade. “Eu, particularmente, passava por aqui, mas não sabia o significado do que era o Judiciário. E quando surgiu a proposta, a gente ficou animado para conhecer essa história e saber o que aconteceu do passado, até hoje em dia, como ela funciona. Histórias muito interessantes”, falou.

O Museu do Poder Judiciário – É constituído pelo Memorial Desembargador Heráclito Cavalcanti Carneiro Monteiro, Museu e Cripta do Presidente Epitácio Pessoa, Biblioteca do Tribunal de Justiça, Memorial Virtual, além de processos, documentos, livros, móveis e utensílios ligados à história do Poder Judiciário, bem como exposições, peças, músicas e outros bens que se relacionam com suas atividades.

-
Os alunos conheceram a histórias de peças expostas no museu

Agendamento – Para agendar visitas em grupo ao Museu do Poder Judiciário, os interessados podem entrar em contato pelos telefones: (83) 3612-6797 e (83) 99143-7273 (WhatsApp). O agendamento também pode ser feito por e-mail – museu@tjpb.jus.br.

Segundo informou Marcos Alcântara, a visitação ao Museu do Poder Judiciário segue aberta até 19 de dezembro, último dia de funcionamento do judiciário estadual, que entrará em recesso forense, retornando as atividades no dia sete de janeiro de 2025.

“No período do recesso paramos as atividades porque envolve outros colaboradores, não só dependendo da equipe do Museu, mas assim que retornarmos reabriremos às visitações. Isto também não quer dizer que esta seja a última visita. Se algum interessado mantiver contato conosco, por esses dias até antes do recesso, com certeza iremos recepcionar”, enfatizou.

Por Lila Santos e Nice Almeida

-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-