Tribunal de Justiça da Paraíba

Estudantes do Unipê visitam o TJPB dentro do projeto ‘Conhecendo o Judiciário’

A atividade foi realizada durante a penúltima visita de alunos ao Tribunal, neste primeiro semestre
Cerca de 70 alunos do 1º período do curso de Direito do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) tiveram a oportunidade de conhecer, na tarde desta quinta-feira (19), o funcionamento do Tribunal de Justiça da Paraíba. A atividade faz parte do projeto Conhecendo o Judiciário, idealizado e desenvolvido pelo desembargador Leandro dos Santos, e objetiva estreitar os laços entre o Poder Judiciário e a sociedade civil organizada.

Desta vez, foi o juiz Fábio Leandro, diretor-adjunto do Núcleo de Conciliação do TJ, quem conduziu o debate e trouxe um pouco mais do dia a dia do Tribunal de Justiça, compartilhando um pouco de sua experiência com os futuros profissionais do Direito.

Visita_alunos_curso_Direito_Unipe_Proj_Conhecendo_Jud_19_11_15_ (52)Após a palestra seguida de um breve debate, Fábio Leandro encaminhou os estudantes ao 1º Andar do Anexo Administrativo Desembargador Archimedes Souto Maior, onde acontecem as sessões das Câmaras Cíveis e Criminais. Os estudantes também assistiram uma parte da sessão da 3ª Câmara Cível, onde o presidente da Câmara, desembargador Saulo Benevides, deu-lhes boas vindas.

Por último, o grupo conheceu o Salão Nobre e um pouco da história do ex-presidente Epitácio Pessoa, em visita ao Museu e Cripta.

O professor Alfredo Rangel, que ministra as disciplinas de Introdução ao Direito I e Direito Civil IV, ressaltou que a oportunidade, principalmente, para os alunos que estão iniciando os estudo é de extrema importância, visto que “os próprios estudantes reclamam muito da falta de prática nos primeiros períodos”.

Alfredo Rangel também comentou que o contato com as experiências dos magistrados é revigorante para fomentar o interesse pelos assuntos durantes as aulas teóricas.

Para o estudante Fabiano Rodrigues, compartilhar experiências e conhecer, já no primeiro período, a estrutura judicial, desde o caminhar dos processos até as particularidades cotidianas do Judiciário, “complementa a teoria, ensinada em sala de aula”.

Por Marayane Ribeiro (estagiária)

 

 

Deprecated: Function create_function() is deprecated in /apps/prod/memorialvirtual/memorialvirtual-2.1.2/wp-content/plugins/simple-lightbox/controller.php on line 1642