Cerca de 30 alunos do 9º ano da Escola Municipal Zumbi dos Palmares, localizada no bairro Mangabeira VI, em João Pessoa, tiveram, na tarde desta terça-feira (23), a oportunidade de vivenciar uma verdadeira viagem no tempo. A experiência aconteceu durante uma visita monitorada ao Museu do Poder Judiciário da Paraíba, onde os estudantes puderam conhecer um pouco mais sobre a história da Justiça estadual e seu papel na construção da cidadania.
A experiência inédita de conhecer peças patrimoniais, artefatos, vestimentas, processos históricos, produções bibliográficas, salas de sessões de julgamento e ambientes com móveis de época faz parte do Projeto Conheça o Palácio da Justiça e sua história. A iniciativa é da Comissão de Cultura e Memória do Tribunal de Justiça da Paraíba, presidida pelo desembargador Onaldo Rocha de Queiroga. A finalidade é aproximar o cidadão do Judiciário, abrindo as portas da Justiça paraibana ao público.
Os estudantes foram acompanhados pelos servidores do Museu, Patrício Fontes e Clarice Santana. Durante a visita, receberam explicações sobre a história dos espaços visitados e dos objetos que compõem o museu, todos com identificação em QR-Code, além de conhecerem de perto o funcionamento de uma sessão de julgamento, que aconteceu na sala do Pleno Histórico. Também participaram o professor Emanuel Candeia (História) e a inspetora Ana Paula Soares.
Para o professor Emanuel a visita ao Museu do judiciário paraibano é uma oportunidade dos alunos vivenciarem a história na prática. “É uma experiência com um local histórico, com objetos históricos de muita memória, de muita história da nossa cidade e do nosso estado. É importante sair dos muros da escola e vir conhecer um espaço importante como este”, ressaltou.
A aluna Rayssa Queiroga, que pretende cursar Direito, expressou sua alegria e o valor da experiência fora da sala de aula para adquirir conhecimento. “Estou muito feliz de estar aqui. Essa aula prática é um diferencial na minha vida de estudante, fora da escola, fora da sala de aula. Vendo de perto temos mais noção de como é o funcionamento”, salientou.
Já Yasmin Vitória, que tem interesse em Design de Moda, visitou o museu pela primeira vez e demonstrou grande entusiasmo e ansiedade, revelando que era um sonho conhecer a história da Justiça Paraibana. “Considero a visita uma oportunidade especial”, frisou.
Agendamento – É possível marcar visitas ao Museu do Poder Judiciário pelo telefone (83) 9 8657-7058 (WhatsApp) ou pelo e-mail museu@tjpb.jus.br. Já o Instagram do museu é o @museutjpb.
Por Lila Santos