No hall do Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba uma imagem saltou aos olhos da aluna Chrislaynne Vitória, de 18 anos, do Programa Jovem Aprendiz, do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), durante visita ao Museu do Poder Judiciário nesta quinta-feira (5). A fotografia da desembargadora Maria de Fátima Moraes Bezerra Cavalcanti Maranhão pendurada entre os magistrados que já foram presidentes do TJPB, para a estudante, é o símbolo do empoderamento feminino e da equidade de gênero.
“Uma das coisas que mais me chamou a atenção é a desigualdade que tinha anos atrás sobre a mulher, que era muito desvalorizada e, após vários conflitos, tem conseguido igualdade. Estava olhando ali a foto da desembargadora Fátima Bezerra Maranhão, que foi a primeira mulher presidente do Tribunal. É um orgulho saber que foi conquistado isso e está sendo uma ótima experiência estar aqui”, falou.
Durante a experiência, além de imagens que remetem à história, os 25 alunos do programa conheceram peças patrimoniais, artefatos, processos históricos, produções bibliográficas, salas de sessões de julgamento e ambientes com móveis de época que fazem parte do Projeto Conheça o Palácio da Justiça e sua história.
A iniciativa é da Comissão de Cultura e Memória do Tribunal de Justiça da Paraíba, presidida pelo desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque. A finalidade é aproximar o cidadão do Judiciário, abrindo as portas da Justiça paraibana ao público.
A parte histórica também chamou muito a atenção dos alunos que participaram da visita. Pedro Antônio de Oliveira Pereira estava impressionado. “O documento de Lampião é muito interessante, saber que todos os vestígios que a gente estuda na nossa escola e que a gente vê assim na internet, a gente pode encontrar em um lugar bem específico, o Tribunal. É impressionante”, disse.
A visita – O professor do Instituto Euvaldo Lodi, Renildo Moraes, que estava como o responsável pelo grupo de jovens, destacou a experiência de aproximar o Poder Judiciário do cidadão. “É muito importante ter espaço como esse aberto para que a gente traga os alunos, porque lá no IEL, além do processo Jovem Aprendiz, a gente também dá formação sobre cidadania. Aqui a gente tem uma riqueza muito grande. Conhecemos a história e também o presente para saber como funciona”, pontuou.
No Pleno, durante sessão ordinária da 1ª Câmara Cível, o desembargador Francisco Seráphico Ferraz da Nóbrega Filho, deu as boas-vindas aos visitantes ressaltando que toda semana o museu é visitado por alunos, conduzidos pelos servidores Patrício Fontes, Marcos Alcântara e Clarice Santana.
Meio ambiente – E na Semana do Meio Ambiente, que ganhou uma programação especial no TJPB, os alunos do IEL também estão sendo conscientizados pela instituição de ensino sobre preservação. “Lá no IEL já tem uma política há mais de 10 anos, onde a gente não usa copo descartável. Damos para cada aluno uma garrafa de água, porque lá a gente não trabalha mais com material descartável”, explicou.
Como agendar – O agendamento das visitas em grupo ao Museu do Poder Judiciário é realizado por meio dos telefones: (83) 3612-6797 e (83) 99143-7273 (WhatsApp). A solicitação pode ser feita, também, pelo e-mail – museu@tjpb.jus.br. Para saber mais sobre o Museu do TJPB, o cidadão pode seguir o Instagram @museutjpb.
Por Nice Almeida