Tribunal de Justiça da Paraíba

História do Judiciário é compartilhada com estudantes da UFPB durante visita ao TJPB

Foto do pesidente Fred com alunos de Direito
Presidente Fred com alunos durante visita ao Museu do TJPB

Na tarde desta quinta-feira (25), estudantes de duas turmas do Curso de Direito da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realizaram uma visita ao Museu do Poder Judiciário da Paraíba. A atividade foi conduzida pelo presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), desembargador Fred Coutinho, que acompanhou os alunos pelos espaços do museu, compartilhando relatos sobre a história do Judiciário paraibano.

O desembargador-presidente, Fred Coutinho, reforçou a máxima de que o Judiciário deve estar sempre próximo do povo. De acordo com o presidente, as visitas ao Museu do Poder Judiciário simbolizam a abertura da Justiça à sociedade, promovendo maior aproximação com a população.

“Especialmente em ocasiões como esta, em que alunos do curso de Direito — futuros profissionais do mundo jurídico — vêm conhecer a história da nossa Justiça. Quem sabe, no futuro, serão eles que estarão de volta aqui, ocupando espaços neste Tribunal”, destacou.

No roteiro, eles conheceram o Museu do Judiciário, a Exposição da Preta Gertrudes, a Galeria dos ex-presidentes do TJPB, a Sala de Sessões do Pleno do Tribunal, a sala de sessão  do Pleno Histórico, o Salão Nobre e o Museu e Cripta de Epitácio Pessoa.

O professor da disciplina de Direito Eleitoral, Renato Carneiro, explicou que a visita é uma oportunidade dos alunos vivenciarem a prática do direito, conhecendo o funcionamento do tribunal e se familiarizando com o ambiente de trabalho futuro. “Essa experiência complementa as aulas teóricas e proporciona um aprendizado valioso”, ressaltou.

Foto do presidente Fred com o aluno Ricardo Douglas
Ricardo Douglas com Fred Coutinho

Acessibilidade – Dentre os estudantes, o aluno Ricardo Douglas, que é surdo, realizou a visita acompanhado pelo profissional tradutor e intérprete de libras, Evaristo Júnior. Para o universitário, que vivencia essa experiência pela primeira vez, foi um momento significativo. Ele destacou a preservação da memória da justiça e a aproximação do judiciário da sociedade, tornando-o acessível e promovendo conhecimento.

“É muito importante o Poder Judiciário está acessível, inclusive de forma comunicacional; conhecermos os artefatos e a história da Justiça da Paraíba”, enfatizou.

 

Por Lila Santos

Foto: Ednaldo Araújo

 

Visita de Estudantes
Visita de Estudantes
Visita de Estudantes
-
Visita de Estudantes
Visita de Estudantes
Visita de Estudantes
Visita de Estudantes
Visita de Estudantes
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Visita de Estudantes
-