“Eu já tinha ouvido falar e achei muito interessante a história desse lugar. Isso me abriu uma curiosidade grande, que foi o que fez eu estar aqui, aprender muito e ter uma nova visão. Gosto das histórias que envolvem João Pessoa”, assim se expressou o estudante José Tallisson Galdino, referindo-se ao Museu do Poder Judiciário Estadual. Ele e mais 23 alunos da Escola Municipal Maria das Graças Carlos Rezende, de Cabedelo, estiveram na sede do Palácio da Justiça, nesta sexta-feira (25), conhecendo uma parte histórica da Justiça paraibana.
A experiência inédita de conhecer peças patrimoniais, artefatos, processos históricos, produções bibliográficas, salas de sessões de julgamento e ambientes com móveis de época faz parte do Projeto Conheça o Palácio da Justiça e sua história. A iniciativa é da Comissão de Cultura e Memória do Tribunal de Justiça da Paraíba, presidida pelo desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque. A finalidade é aproximar o cidadão do Judiciário, abrindo as portas da Justiça paraibana ao público.
Segundo pontuou o servidor Marcos Alcântara, conhecer a história do Poder Judiciário tem despertado, cada vez mais, o interesse das pessoas. “Temos recebido um público diversificado, são alunos, turistas, cidadãos, trabalhadores de fábricas e empresas, que vêm ao tribunal em busca de informações sobre a nossa Justiça. Isso é muito positivo, pois reforça a ideia da aproximação do cidadão do Poder Judiciário”, enfatizou.
Os estudantes foram acompanhados, também, pela servidora Clarice Santana. Durante a visita, receberam explicações sobre a história dos espaços visitados e dos objetos que compõem o museu. Participaram da visitação os professores Emanuel Candeia (História), Williane de Souza (Educação Física) e Francisca Lopes (Compêndio Geografia).
Para o professor Emanuel Candeia, foi uma significativa oportunidade de conhecer um espaço histórico, proporcionar aos alunos a experiência de ver de perto um ambiente rico em memória histórica e que é um patrimônio da Paraíba. “É uma prática pedagógica interessante, além da sala de aula possibilitar esse contato, a interação e a vivência num espaço como esse”, realçou.
Como agendar – O agendamento das visitas em grupo ao Museu do Poder Judiciário é realizado por meio dos telefones: (83) 3612-6797 e (83) 99143-7273 (WhatsApp). A solicitação pode ser feita, também, pelo e-mail – museu@tjpb.jus.br. Para saber mais sobre o Museu do TJPB, o cidadão pode seguir o Instagram @museutjpb.
Por Lila Santos