Tribunal de Justiça da Paraíba

Museu do Poder Judiciário recebe estudantes do Programa Jovem Aprendiz

Estudantes visitaram a sala de exposição, no térreo do TJPB
Estudantes visitaram a sala de exposição, no térreo do TJPB

Cerca de 20 estudantes do Programa Jovem Aprendiz, do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), realizaram, nesta segunda-feira (10), a primeira visita do ano ao Museu do Poder Judiciário paraibano. Dentro do roteiro de visitação, eles conheceram as salas de exposições do térreo e do primeiro andar, o Pleno Histórico, o Salão Nobre e o Museu e Cripta do Presidente Epitácio Pessoa, além da Sala de Sessões do Pleno atual.

A turma foi recepcionada pelos servidores Marcos Alcântara e Patrício Fontes, que relataram a história de cada espaço visitado e também dos objetos que compõem o museu. “Essa é a primeira visita do ano ao Museu, que tem também o propósito de aproximar o cidadão do Poder Judiciário, além de resgatar a história e mostrar aos nossos visitantes o papel desempenhado pela Justiça paraibana”, explicou Marcos Alcântara.

A Comissão de Cultura e Memória do TJPB, presidida pelo desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, é responsável pela administração do museu.

O professor Jormaxkyell Constâncio acompanhou a turma e destacou a importância do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) abrir as portas do Palácio para que o cidadão tenha acesso a toda a história que envolve o Judiciário paraibano. “É de suma importância trazer os jovens para conhecer os seus direitos e deveres como cidadão e também conhecer um pouco da história do Judiciário da Paraíba. E, a partir daqui, vamos levar essa história também para a sala de aula”, falou.

Eduardo Honório, de 21 anos, é um dos alunos que vieram conhecer o Museu do Poder Judiciário. Ele estava encantado com o espaço e ainda mais com a história do local.  “Eu estou achando incrível essa visita, porque eu tenho interesse em fazer curso de Direito e eu nunca tinha conhecido esse espaço. Está sendo muito incrível ter conhecimento sobre a história da Justiça do Brasil, passada e também atual”, colocou.

Quem também parabenizou o TJPB pela iniciativa foi a jovem aprendiz Maria Helena Guedes Clementino Paiva, de 24 anos. “Eu comecei agora a estudar para concurso, e ver isso na prática é totalmente diferente, você liga as coisas bem fácil. Está sendo uma experiência incrível. Acho muito interessante que esse Poder abra as portas para receber essas visitas, porque o povo conhece tanto a história quanto o funcionamento, até para nos nortear”, completou.

Des. Joás de Brito (centro) destacou a importância das visitas ao Museu
Des. Joás de Brito(centro) com estudantes durante a visita

A visita terminou no Museu e Cripta do Presidente Epitácio Pessoa, com um encontro oportuno com o desembargador Joás de Brito Pereira Filho, membro da Comissão de Cultura e Memória, que cumprimentou a todos, falando da importância destas visitas ao Palácio e da honra em receber os cidadãos seja nas Câmaras, como a Criminal que faz parte, como no Órgão Especial, aproximando assim o cidadão da Justiça.

Museu do Poder Judiciário – É constituído pelo Memorial Desembargador Heráclito Cavalcanti Carneiro Monteiro, Museu e Cripta do Presidente Epitácio Pessoa, Biblioteca do Tribunal de Justiça, Memorial Virtual (https://memorialvirtual.tjpb.jus.br/), além de processos, documentos, livros, móveis e utensílios ligados à história do Poder Judiciário, bem como exposições, peças, músicas e outros bens que se relacionam com suas atividades.

Agendamento – Para agendar visitas em grupo ao Museu do Poder Judiciário, os interessados podem entrar em contato pelos telefones: (83) 3612-6797 e (83) 99143-7273 (WhatsApp). O agendamento pode ser feito, também, pelo e-mail – museu@tjpb.jus.br. Para saber mais sobre o Museu do TJPB, o cidadão pode seguir o Instagram @museutjpb.

Por Nice Almeida

-
-
-