A Primeira Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba aprovou, nesta quinta-feira (29), por unanimidade, voto de aplauso ao desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, presidente da Comissão de Cultura e Memória do TJPB. A homenagem foi proposta pelo desembargador José Ricardo Porto e reconhece o trabalho desenvolvido pelo magistrado na preservação da história do Tribunal e do Estado da Paraíba.
O desembargador Marcos Cavalcanti foi agraciado, nesta terça-feira, com a Medalha Epitácio Pessoa, da Assembleia Legislativa da Paraíba, pelos relevantes serviços prestados ao Estado da Paraíba.
“Todas as homenagens que forem direcionadas ao desembargador Marcos Cavalcanti serão muito bem recepcionadas, ele que veio do Vale do Mamanguape para todo reconhecimento da Paraíba e espalhado pelo Brasil. É um homem que honra e dignifica a Justiça da Paraíba”, disse o desembargador José Ricardo Porto.
O voto de aplauso foi muito bem recebido pelos demais membros da Primeira Câmara Cível, que elogiaram a iniciativa. A desembargadora Fátima Moraes Bezerra Cavalcanti Maranhão destacou o dom da escrita com o qual o desembargador Marcos Cavalcanti foi agraciado.
“Quiçá, nós tivéssemos tantos Marcos Cavalcanti, não só no nosso Tribunal, mas no nosso Estado, para que nossa história fosse preservada da forma que ele preserva com cultura, conhecimento, ética e leveza”, ressaltou.
O desembargador Francisco Seráphico considerou o voto de aplauso uma justa homenagem. “Pelo seu trabalho, os cargos que ocupou sempre à frente da Comissão de Cultura e Memória. Por tudo isso, quero me acostar integralmente ao voto de aplauso proposto pelo desembargador José Ricardo Porto”, disse.
Presidente da Primeira Câmara, o desembargador Onaldo Queiroga endossou a fala dos demais magistrados. “Marcos Cavalcanti é um grande julgador e membro da Academia Paraibana de Letras, com mais de 30 livros escritos, tem um contributo na área jurídica e cultural na Paraíba e merece essa medalha e essa homenagem”, falou.
Por Nice Almeida