Tribunal de Justiça da Paraíba

Programação do projeto ‘Conheça o Palácio da Justiça e sua história’ inclui visitas e palestras

O projeto ‘Conheça o Palácio da Justiça e sua história’ tem uma vasta programação até sexta-feira (25), que inclui visitas ao Museu do Poder Judiciário e palestras proferidas pelo desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, presidente da Comissão de Cultura e Memória do Tribunal de Justiça da Paraíba. Nesta sexta-feira (18), foi a vez dos alunos da Escola Estadual Cidadã Integral Milton Campos, de João Pessoa, passearem pela história do Judiciário paraibano.

Nesta segunda-feira (21), integrantes do Programa ‘Jovem Aprendiz do IEL – João Pessoa’ também serão recebidos no Museu do Poder Judiciário e, na sexta-feira (25), é a vez dos alunos da Escola Municipal Aníbal Limeira, de Santa Rita, visitarem o local.

“Isso tudo é organizado pela Comissão de Cultura e Memória do Poder Judiciário, a qual eu tenho a honra de presidir com a desembargadora Maria das Graças e o desembargador Joás de Brito, e nós criamos esse projeto com a nossa equipe chamado Conheça o Palácio da Justiça e Sua História. Por esse motivo, estamos sendo muito convidados também para fazer palestras sobre vultos paraibanos em outros órgãos de cultura”, explicou o magistrado.

Palestra – Ainda dentro do projeto ‘Conheça o Palácio da Justiça e sua história’, o desembargador Marcos Cavalcanti profere palestra, na segunda-feira (21), às 9h, no auditório da Fundação Casa de José Américo, em João Pessoa, durante seminário em homenagem ao escritor, poeta e jornalista Carlos Dias Fernandes, promovido pelo Governo do Estado.

-
Estudantes conheceram o acervo do museu do TJPB

“Será uma palestra em comemoração ao sesquicentenário de nascimento de um grande poeta, romancista e escritor paraibano chamado Carlos Dias Fernandes que, de 1912 a 1928, dirigiu A União, que é o órgão oficial do Estado da Paraíba, e fez um grande trabalho. Segundo jornalistas e escritores, ele criou A União, uma verdadeira escola de jornalismo”, informou o desembargador.

Carlos Augusto Furtado de Mendonça Dias Fernandes nasceu no dia 20 de setembro de 1874, em Mamanguape, município localizado na região da Zona da Mata paraibana e distante  52 quilômetros de João Pessoa. Lançou mais de 40 livros nos mais diversos gêneros e, além da forte dedicação à literatura e à advocacia, foi um dos primeiros expoentes do vegetarianismo e dos direitos dos animais no Brasil.

Agendamento – Para agendar visitas em grupo ao Museu do Poder Judiciário, os interessados podem entrar em contato pelos telefones: (83) 3612-6797 e (83) 99143-7273 (WhatsApp). O agendamento pode ser feito, ainda, por e-mail – museu@tjpb.jus.br.

O Museu do Poder Judiciário também está no Instagram com o endereço @museutjpb.

E na sexta-feira (25),  às 18h, será inaugurada a ALCA – A Academia de Letras, Ciências e Artes do Vale do Mamanguape, presidida pelo desembargador Marcos Cavalcanti. O endereço da ALCA: Avenida Presidente Kennedy, n° 12, Centro de Mamanguape.

Por Nice Almeida

-

 

-

 

-