Tribunal de Justiça da Paraíba

Seráphico da Nóbrega representa o TJPB na inauguração do Museu de História da Paraíba

Fotos de Owsaldo Trigueiro, Seráphico da Nóbrega e Leonardo Quintas
Owsaldo Trigueiro, Seráphico da Nóbrega e Leonardo Quintas

A entrega da obra de revitalização do Palácio da Redenção – que passa a ser Museu de História da Paraíba – “simboliza mais do que a restauração de um prédio histórico”, segundo declarou o desembargador Seráphico da Nóbrega, que representou o Tribunal de Justiça da Paraíba na solenidade de inauguração do equipamento. O evento aconteceu na tarde/noite desta  sexta-feira (3), no Palácio/Museu, no Centro Histórico da Capital.

“Este momento simboliza mais do que a restauração de um prédio histórico: ele celebra a memória, a identidade e o compromisso com a preservação cultural e institucional do nosso Estado”, destacou Seráphico da Nóbrega.

O desembargador Seráphico da Nóbrega falou, também, sobre a responsabilidade de representar o Poder Judiciário no evento. ““ É com grande satisfação e sentido de responsabilidade que, hoje, represento o presidente do Tribunal de Justiça nesta ocasião tão significativa para o Estado — a inauguração do Museu de História da Paraíba, instalado no Palácio da Redenção, após a mais ampla intervenção já realizada em sua longa trajetória”, declarou.

Ainda sobre a entrega da obra, o magistrado lembrou a história do prédio histórico. “O edifício que hoje reabre suas portas, carrega séculos de história — foi residência dos jesuítas, sede do governo, moradia oficial de governadores e espaço de poder. Agora, ele se reinventa como ponto de encontro entre o passado e o presente, entre o poder e o povo”.

O Palácio passa, agora, a ser o Museu de História da Paraíba

Seráphico da Nóbrega falou, ainda, da importância da obra para o Judiciário paraibano. “Para o Poder Judiciário, esta iniciativa reforça valores caros à nossa missão institucional: o respeito às raízes, a valorização da cultura, o fortalecimento do Estado Democrático de Direito — afinal, não há cidadania plena sem história contada, preservada e divulgada”, afirmou.

O desembargador traçou uma linha do tempo, ao fazer uma ponte entre o passado e o presente, mirando o futuro, com ênfase para a importância do equipamento para as futuras gerações. “Que este museu seja um espaço vivo de aprendizado, reflexão e inspiração para as novas gerações. E que contribua para que todos os paraibanos (e visitantes) reconheçam os desafios enfrentados, as lutas vencidas e os projetos por realizar”, asseverou.

Por fim, o desembargador Seráphico da Nóbrega enalteceu a iniciativa do Governo da Paraíba. “Ao Governo do Estado, à Superintendência de Obras (Suplan), aos arquitetos, restauradores, técnicos e servidores que tornaram possível essa obra, aqui manifestamos nossa admiração e agradecimento. Que este novo capítulo do Palácio da Redenção renove em nós o orgulho da Paraíba, a força da memória e a confiança no futuro”, arrematou.

Presença – Do Tribunal de Justiça, destaque também para a presença do desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, atual presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB).

Por Valter Nogueira

Fotos: Ednaldo Araújo

 

-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-