Tribunal de Justiça da Paraíba

TJPB celebra nesta sexta os 160 anos de nascimento de Epitácio Pessoa

TJPB celebra nesta sexta os 160 anos de nascimento de Epitácio Pessoa

Epitácio Pessoa assumiu cargos nos três poderes da República

Nesta sexta-feira (23), o Tribunal de Justiça da Paraíba vai celebrar os 160 anos de nascimento do magistrado, diplomata, professor universitário, jurista e político brasileiro que chegou à Presidência da República, Epitácio Pessoa. O ilustre paraibano, natural de Umbuzeiro, figura entre as grandes personalidades históricas do Brasil por ter ocupado relevantes cargos de todos os Poderes da República e construído um legado que ainda hoje é lembrado e respeitado.

Na primeira etapa das comemorações, haverá uma conferência proferida pela  desembargadora federal Margarida Cantarelli, às 10h, na Sala de Sessões do Pleno do TJPB, na Capital paraibana.

O evento é uma iniciativa da Presidência do TJPB e da Comissão de Cultura e Memória do Poder Judiciário estadual, esta última, presidida pelo desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque.

O Palácio da Justiça do TJPB abriga, hoje, o Museu e Cripta de Epitácio Pessoa – um espaço que conta a história, expõe fotografias, documentos e objetos que pertenceram a Epitácio Pessoa e sua esposa Mary Sayão Pessoa. Também no local repousam os restos mortais do paraibano homenageado, desde 1965.

O recinto é uma fonte de pesquisas, estudos e reflexões para historiadores, estudantes, professores e demais interessados na História da Paraíba e do Brasil. O local é aberto à visitação e tem recebido escolas com frequência, mediante agendamento.

Com uma trajetória marcada pela dedicação ao país, Epitácio Pessoa foi presidente do Brasil, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), procurador-geral da República, senador e juiz na então Corte Permanente de Justiça Internacional. Morreu em 13 de fevereiro de 1942, na cidade de Petrópolis, Rio de Janeiro.

 

Por Gabriela Parente

Imagem: Ednaldo Araújo