Tribunal de Justiça da Paraíba

TJPB recebe participantes da 9ª Semana Nacional de Arquivos para visita ao museu

_
Des. Marcos Cavalcanti (Centro) recepcionou os visitantes

Profissionais e estudantes da área de Arquivologia visitaram, nesta quinta-feira (12), o Museu do Poder Judiciário estadual – setor que contempla rico acervo documental da História do Estado. Os visitantes tiveram acesso a objetos e documentos históricos diversos, como a Ata de instalação do Tribunal de Justiça da Paraíba, datada de 15 de outubro de 1891, o primeiro Livro de Registro de Acórdãos, além de antigos processos emblemáticos julgados na Paraíba.

A ação integra a programação da 9ª Semana Nacional de Arquivos e busca fortalecer a valorização da memória institucional e da preservação documental.

A visita teve a mediação do desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, presidente da

O des. Cavacanti fez explanação sobre o Museu

Comissão de Cultura e Memória do Poder Judiciário. “Trabalhar com arquivo é um sacerdócio e estamos integrando essa Semana com muita satisfação. Onde muitos enxergam apenas poeira e traça, esses profissionais veem História”, apontou o desembargador, ao enaltecer a categoria.

Para Cláudia Marques, presidente do Centro Acadêmico de Arquivologia (CAARQ) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o Judiciário é um rico espaço de memória para toda a sociedade.

“Muitas questões judiciais que envolveram e impactaram a vida dos paraibanos ao longo do tempo foram tratadas aqui. Então é importante que este conhecimento seja expandido, perpetuado, principalmente para nós, arquivistas, que tratamos não só do documento, mas da informação”, destacou.

A informação mencionada por Cláudia foi visualizada não só nos documentos, mas também nos quadros, fotografias, vestuários da magistratura (toga), maquete, galerias, pinturas e mobiliário expostos e apresentados aos presentes. Os visitantes percorreram ainda o Salão Nobre do Palácio da Justiça, a antiga sala de Sessões do Tribunal Pleno e o Museu e Cripta Epitácio Pessoa.

Na ocasião, o funcionamento do Arquivo do Fórum Cível foi apresentado pela chefe do setor, Auricelia Maria. A servidora informou que hoje 100% do acervo é analógico e 95% dele, processual, e fez o convite para uma visita ao local, mediante agendamento.

“Quero aqui exaltar os profissionais da área. Somos guardiões de importantes acervos. Tratamos com respeito e zelo documentos que contam histórias de vidas. Que bom estarmos aqui para coroarmos esse momento”, enfatizou.

A visita guiada também contou com a colaboração dos servidores Patrício Fontes e Marcos Alcântara e da estagiária Clarice Santana.

Estiveram presentes também profissionais da PBPrev, alunos de Arquivologia da UFPB e da UEPB, estagiários do Arquivo do Fórum Cível e professor do Colégio da Polícia Militar.

Por Gabriela Parente

Foto: Ronaldo Orlando