Tribunal de Justiça da Paraíba

Visita de alunos encerra programação do Dia da Memória do Poder Judiciário

-
Alunos e turistas em visita ao Museu do TJPB

Na manhã desta sexta-feira (16), a visita de estudantes do curso de arquivologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e de um casal de turistas da cidade de São Paulo ao Museu do Poder Judiciário marcou o encerramento da programação especial em homenagem ao Dia da Memória do Poder Judiciário (10 de maio). Dentro das atividades, uma série de visitas foram realizadas durante a semana.

A programação teve início no Museu do Poder Judiciário, momento em que o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Fred Coutinho, por meio de um vídeo institucional, saúda os visitantes e os convida a conhecer a história do judiciário paraibano. Na sequência, a visita seguiu ao Salão Nobre, à Galeria dos Ex-presidentes do TJPB, à Sala de Sessões do Pleno, ao Pleno Histórico e à Cripta de Epitácio Pessoa, sendo guiada pela equipe do Museu, formada pelos servidores Patrício Fontes, Marcos Alcântara e Clarisse Santana.

Na sala histórica do Pleno do Tribunal de Justiça, o presidente da Comissão de Cultura e Memória do TJ, desembargador Marcos Cavalcanti, conversou com os visitantes, explicando destaques da história da Justiça paraibana. Ele destacou ter sido uma semana intensa de visitas ao Palácio da Justiça, ressaltando a importância do resgate histórico da Memória do Poder Judiciário brasileiro.

-
Desembargador Marcos Cavalcanti com os visitantes

“Abrimos as portas ao povo, para que a população conheça melhor como funciona o Poder Judiciário, o seu passado e o seu presente. O passado é muito importante, porque sem passado ninguém tem presente, nem pode se organizar para o futuro”, comentou.

Já a presidente do Centro de Academia de Arquivologia da UFPB, Cláudia Marques Paiva, ressaltou a importância do Museu do TJPB por possuir vários documentos que são arquivísticos e preservados para contextualizar a história do judiciário estadual. “É uma espaço no qual acredito que todos os cidadãos devem visitar, para conhecer a sua memória, o legado e lutas que já ocorreram, principalmente na busca de direitos, que o Poder Judiciário teve um papel essencial nesse contexto”, realçou.

O casal de turistas, Marcelo Alves da Hora e Maria Nubia Santos da Hora, explicaram que, antes de visitarem o Museu do TJPB, fizeram uma pesquisa teórica através de vídeos para poder tomar um conhecimento prévio a respeito dos principais pontos turísticos e históricos da Capital paraibana.

“Foi interessante conhecermos as referências aqui da cidade em termos de sua herança cultural, artística, histórica, arqueológica e, nesse sentido, ao chegar, podermos aproveitar nossa estadia aqui para conhecermos esses significativos locais históricos da memória paraibana, especialmente a Justiça”, enfatizou Marcelo Alves, tendo o mesmo, por ser professor, despertado o interesse de sua esposa pela história.

Resgate – O dia 10 de maio foi instituído pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio da Resolução nº 316/2020, com a finalidade de celebrar o Patrimônio Cultural construído pelo Poder Judiciário, desde o Brasil Colônia, para as gerações presentes e futuras.

Agendamento – Para agendar visitas em grupo ao Museu do Poder Judiciário, os interessados podem entrar em contato pelos telefones: (83) 3612-6797 e (83) 99143-7273 (WhatsApp). O agendamento pode ser feito, também, pelo e-mail – museu@tjpb.jus.br. Para saber mais sobre o Museu do TJPB, o cidadão pode seguir o Instagram @museutjpb.

Por Lila Santos

Foto: Ronaldo Orlando